O chá de melissa, também conhecida como erva-cidreira verdadeira, é uma bebida que conquista as pessoas ao longo dos séculos não apenas pelo seu sabor suave e agradável, mas também pelos seus benefícios à saúde.
Isso porque ela possui propriedades terapêuticas que vão desde aliviar a pressão no sistema digestivo até combater os radicais livres e manter a pele viçosa, por exemplo. Assim sendo, se você deseja incorporar uma bebida gostosa, reconfortante e muito benéfica à sua rotina, a melissa é uma excelente opção.
Para que você saiba tudo sobre essa planta, como preparar o chá e o que ela pode trazer de benefícios para sua saúde, trouxemos muitas informações e dicas. Leia até o final e confira.
O que é melissa?
Melissa officinalis, o nome científico da erva-cidreira, é uma planta perene da família da menta. Originária da Europa, a melissa é cultivada em todo o mundo por suas propriedades medicinais e seu aroma característico, que lembra o limão.
Muita gente a conhece como erva-cidreira verdadeira, pois ela costuma ser confundida erroneamente com o capim-cidreira (capim-limão ou capim-santo). No entanto, enquanto a melissa visualmente se parece com a hortelã, o capim-cidreira possui uma folha comprida e fina, formando uma moita que lembra o capim comum.
Portanto, embora ambas tenham propriedades parecidas, não são a mesma coisa.
Propriedades do chá de melissa
O chá de melissa é rico em compostos fenólicos, como o ácido rosmarínico e flavonoides, que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes. A saber, esses antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento e doenças.
Veja a seguir algumas das principais propriedades terapêuticas da melissa.
Leia também: 6 benefícios do limão que você precisa conhecer
Efeitos calmantes
Um dos usos mais conhecidos do chá de melissa é como um calmante natural. Isso porque acredita-se que a erva tenha efeitos sedativos leves, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e promover um sono melhor.
Vale lembrar que isso é muito útil em uma sociedade onde o estresse e a insônia são problemas comuns. Assim sendo, tomar uma xícara de chá de erva-cidreira antes de dormir pode trazer uma boa noite de sono e o melhor: de forma totalmente natural.
Auxílio na digestão
O chá de melissa também é frequentemente usado para ajudar na digestão. Ele pode aliviar sintomas como gases, inchaço e cólicas estomacais. Além disso, a melissa tem propriedades antiespasmódicas, que podem ajudar a relaxar os músculos do trato digestivo.
Dessa forma, depois de comer alimentos pesados, como uma feijoada, por exemplo, um chazinho de melissa pode ser uma boa pedida para quem não quer sofrer as consequências!
Leia em seguida: Descubra os benefícios do cominho para a saúde
Saúde cardiovascular
Estudos sugerem que o chá de melissa pode ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular. Afinal, seus compostos podem ajudar a reduzir a pressão arterial e têm um efeito positivo no perfil lipídico, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).
Se você está fazendo uma dieta detox, com o intuito de se livrar de toxinas e do excesso de gordura ruim, incluir a melissa com certeza vai ajudar nesse propósito.
Beleza da pele
Como já vimos, a melissa possui princípios que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Dessa maneira, o chá pode ajudar a manter o viço e a elasticidade da pele, uma vez que ele previne que as células epiteliais envelheçam precocemente e fiquem flácidas.
Como preparar o chá de melissa
Uma das melhores coisas sobre esse chá é sua facilidade de preparo. Sem contar que você pode utilizar tanto a erva fresca quanto suas folhas desidratadas, uma vez que os princípios ativos são os mesmos nas duas formas.
Preparar o chá de melissa é simples. Você precisará de:
- 2 colheres de sopa de folhas de melissa frescas ou secas;
- 1 xícara de água fervente
Coloque as folhas de melissa em uma xícara e despeje a água fervente por cima. Em seguida, cubra e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e, se desejar, adoce com mel ou açúcar.
Lembre-se de não exagerar no adoçante, pois você pode acabar perdendo propriedades se fizer isso. Por exemplo, se você quer aliviar espasmos gastrointestinais, o açúcar pode ter o efeito contrário. Assim sendo, o ideal é tomar o chá puro, se possível.
Outra sugestão de consumo interessante é adicionar folhas de melissa ou uma xícara de chá pronto e frio no seu suco detox junto com outras plantas. Como a hortelã, a menta, o gengibre, o alecrim, etc. Assim, ela pode trazer um aroma reconfortante e ainda adicionar princípios benéficos à sua bebida.
Contraindicações e cuidados com o chá de melissa
Embora o chá de melissa seja geralmente seguro para a maioria das pessoas, ele pode interagir com certos medicamentos e condições médicas. Por isso, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de adicionar qualquer novo suplemento ou erva à sua rotina, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos.
Também não é indicado administrar o chá de melissa em crianças menores de 12 anos. Apesar de não haver relatos oficiais de efeitos colaterais nessa faixa etária, também não há estudos que atestem a segurança. Então, é melhor não abusar, por assim dizer.
Outro exemplo em que o chá deve ser tomado com muito cuidado é quando o indivíduo tem histórico de hipotensão arterial, ou seja, pressão baixa. Isso porque os princípios ativos da melissa já tendem a diminuir a pressão arterial, o que pode causar uma queda acentuada e potencialmente perigosa.
No entanto, por se tratar de um produto 100% natural, não há registros de riscos sérios à saúde. Basta ter cautela e, na dúvida, consultar um profissional de saúde antes de tomar.
Desfrute da sua xícara de bem estar!
Como vimos, o chá de melissa é mais do que uma bebida reconfortante. Afinal, suas propriedades calmantes, digestivas e cardiovasculares o tornam uma escolha excelente para aqueles que buscam uma vida mais saudável e equilibrada.
Então, da próxima vez que você se sentir estressado ou tiver problemas para dormir, considere preparar uma xícara deste chá milagroso. Além disso, lembre-se de que ele é uma boa forma de prevenir o mal estar, o inchaço e até a perda do viço juvenil da sua pele.
Portanto, inclua o chá de melissa em sua rotina e desfrute do bem estar que ele traz!
Confira em seguida: Isoflavona de soja; saiba para que serve e se ela engorda ou emagrece