A arruda, espécie de nome Ruta graveolens, pertence à família Rutacae e ao gênero Ruta, é uma planta muito utilizada na preparação de chás. Estas plantas também são habitualmente cultivadas em jardins, esta prática está bastante difundida em todo o mundo, por esse motivo, também pode ser chamada por arruda-dos-jardins.
Essa planta normalmente é ramificada a partir da base e tem altura medindo no máximo um metro, sua estrutura também é dotada de caule lenhoso e folhas carnudas. Suas flores têm pequeno porte com a cor amarela e seu fruto é como uma cápsula que pode conter quatro ou cinco logos, sendo estes abertos em sua parte superior, de forma a dar origem a quatro ou cinco valvas, quando estão maduros.
A arruda possui em sua composição óleo essencial, flavonoides, metilnocilcetona, furacumarinas, alcaloides, taninos e rutina, sendo esta última sua substância mais importante. A rutina é responsável por fornecer resistência aos vasos sanguíneos, sendo este seu principal atributo.
Leia também: Os benefícios do mel
Benefícios da planta para saúde
Segundo sabedorias populares e certificado por estudos científicos, a planta é indicada para mulheres que necessitam regular seus respectivos ciclos menstruais, pois ela estimula o útero e promove o sangramento menstrual. Lamentavelmente, devido a isso, às vezes é utilizada para fins abortivos.
Se atendo apenas aos benefícios da planta, podemos citar seu uso no combate à conjuntivite, assim devendo ser manipulada da seguinte forma: amolecendo as folhas acrescendo água mineral e após isso embeber algodões nessa água para serem posteriormente aplicados sobre os olhos fechados. As folhas também podem ser fervidas antes disso, mas devem estar em temperatura ambiente.
Veja também: Propriedades do chá e pomada de arnica
Veja outras indicações e propriedades da arruda
Propriedades medicinais: calmante, adstringente, antinevrálgica, analgésica, antitetânica, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, anti-histérica, aromática, carminativa…
Trata: olhos cansados e inflamações nos olhos, pneumonia, onicomicose, insônia, parasitas (piolhos), feridas, sarna, varizes, vermes, prisão de ventre, etc.
O uso da arruda ainda se relaciona com o envolvimento de crendices e saberes populares, onde se destina o uso da planta em rezas que visam espantar espíritos ruins quando colocado em ambientes ou para combater o mau olhado quando colocado atrás da orelha. Sua utilização no preparo de chás também é um dos modos mais comuns de se aplicar a arruda, onde, além de atuar no controle menstrual serve para tratar as dores menstruais.
Receita do seu chá
Ingredientes:
– Uma colher de sobremesa cheia de folhas de arruda
– Água fervente
Modo de fazer:
- Colocar as folhas em uma xícara de chá;
- Adicionar a água fervente e cobrir a xícara;
- Deixar esfriar até atingir uma temperatura adequada para beber
- Coar o chá e ele estará pronto para uso.
Atenção!
Vale considerar que o uso contínuo do chá pode trazer riscos de problemas ao fígado e rins; também não deve ser consumido por crianças menores de seis anos e nem por mulheres gestantes.
Confira agora: Tratamentos naturais para a micose