Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma das coisas que mais odiamos quando surgem é, com certeza, a celulite. Uma vez que aparecem, fica muito difícil revertê-las e voltar a ter a pele das coxas e bumbum perfeitas. Nem sempre a prevenção consegue evitar a celulite e até as mulheres mais famosas estão sujeitas e são vítimas disso. Mas com processos mais simples e baratos, é possível reverter aos poucos o seu quadro de celulite. Obviamente, ela não desaparecerá de um dia para o outro, mas irá amenizando aos poucos se receber o tratamento correto. Uma forma de ajudar a trata-las é tomando chás específicos, que tem como benefício principal o auxílio contra a celulite.

Chás que tratam a celulite

Foto: Reprodução

Entenda a celulite

As celulites são aqueles “furinhos” ou ondulações que infelizmente aparecem em nosso corpo quando ocorre alguma alteração no tecido gorduroso da pele. Essa alteração é causada por toxinas que não conseguem ser drenadas de forma correta e acabam se acumulando na corrente sanguínea. Essas toxinas deixam o sangue viscoso, com dificuldade de circular adequadamente, comprimindo as células nervosas da região e afetando o tecido subcutâneo. O corpo responde a essa alteração produzindo colágeno, já que interpreta como uma inflamação. É esse excesso de colágeno, somado ao sangue viscoso e a dificuldade de circulação que cria os nódulos ou inflamações – as celulites.

Chás que tratam

  • Chá de Cavalinha e Hamamélis: A cavalinha é desintoxicante e a hamamélis ajuda diretamente contra a retenção de líquidos. Prepare o chá fervendo as duas ervas com a água, desligue o forno e deixe em infusão abafada por cerca de 15 minutos. Coe e beba sem adoçar, beba de 3 a 4 copos durante 10 dias.
  • Chá de Centella Asiática: Esta planta já é conhecida por ajudar a pele a ficar firme por mais tempo e no caso da celulite, ela melhora bastante a microcirculação. Prepare seu chá por infusão, abafando a mistura de centella asiática e água por cerca de 10 minutos. Beba sem adoçar, durante os intervalos das refeições.

Grau das celulites e dicas

A celulite apresenta quatro graus de aparência e evolução:

Grau 1: Leve. As celulites só podem ser vistas quando a pele é apertada com força.

Grau 2: Visível. Ao apertar, a pele fica meio amarelada. Ela começa a aparecer sem precisar apertar, mas bem de leve.

Grau 3: Intensa. O inchaço fica bem evidente, assim como os nódulos e os poros. Os gomos são visíveis e a textura da pele começa a mudar drasticamente.

Grau 4: Grave. As celulites começam a ficar visíveis até mesmo através de algumas roupas. Com a situação agravada, fica difícil até de eliminar as toxinas para uma possível melhora.

Quanto mais grave for o caso, pior será para amenizar ou acabar com a celulite. Em alguns casos, é quase impossível. Mas unindo o tratamento – clínico – a outros – com chás, por exemplo – é possível obter um resultado melhor. Além disso, dieta com o mínimo de gorduras e exercícios também devem ser adotados.

Veja mais!