Nesse texto você confere para quê serve o chá de hibisco com cavalinha, quais são os benefícios dessas plantas para a saúde, e quais doenças conseguem evitar e/ou tratar. Confira receitas de chás emagrecedores e algumas precauções que devem ser tomadas. Confira a seguir!
Você já sabe que o hibisco é ótimo para perder peso e que ele ajuda na pressão arterial e protege os rins e o fígado. Já a cavalinha é famosa por diminuir o inchaço e acelerar o metabolismo.
Tantos benefícios assim só poderia resultar em uma mistura incrível: chá de hibisco com cavalinha. Confira agora para que serve essa bebida.
Quando unimos em uma única receita o hibisco e a cavalinha estamos potencializando o efeito emagrecedor do chá. Se você está querendo ficar em dia com a balança, essa é a combinação ideal.
Receita de chá de hibisco com cavalinha
Saiba agora como fazer o chá que une essas duas plantas aliadas da redução de peso.
Compre nas lojas especializadas a flor de hibisco seca e as folhas de cavalinha. Em um litro de água fervente, adicione cinco colheres de hibisco e três de cavalinha.
Depois de ferver por dois minutos, desligue o fogo e mantenha a panela fechada para apurar bem por, aproximadamente, 10 minutos. Em seguida, coe e tome 30 minutos antes das principais refeições.
Veja também: Evite o desperdício! Aprenda como conservar melhor os alimentos
Para que serve a cavalinha
A cavalinha tem o gosto mais agradável que o chá verde e também é um poderoso instrumento para a perda de peso.
Ela é indicado para: cistite, úlcera, estresse e ansiedade, menstruação volumosa, anemia, pressão alta, pedra nos rins e na vesícula, dores de cabeça e febre, osteoporose e reumatismo e retenção de líquidos e inchaço.
No processo de emagrecimento, o chá de cavalinha pode acelerar o metabolismo. Na prática, isso vai fazer com que o organismo queime mais calorias e você perca peso. E não custa lembrar: quando o ingrediente é diurético, você pode eliminar toxinas e líquidos ficando mais leve.
Para que serve o hibisco
O chá de hibisco tem sido amplamente utilizado por pessoas que querem perder medidas. Além disso, o seu sabor gostoso faz com que mais pessoas prefiram esse ingrediente a outros com gosto mais amargo.
Ele é indicado, principalmente, para: queimar gordura, ajudar na digestão, regular a flora intestinal e diminuir a retenção de líquidos. Sua atuação no organismo impede a formação de novas células de gordura.
Confira em seguida: Acabe com as baratas em sua casa sem precisar de inseticidas
Outros chás que emagrecem
Chá verde: esse chá não é só o queridinho das celebridades, ele realmente é eficaz no que promete. Ele atua na aceleração do metabolismo e isso tem reflexos diretos na perda de calorias.
Chá de Espinheira Santa: Esse chá costuma ser bem saboroso, diferente do chá verde, por exemplo. Ele atua principalmente no estômago e intestino eliminando as toxinas do corpo. Essa toxidade causa diversas complicações no corpo, como doenças e metabolismo vagaroso. Tudo o que a gente não quer, não é mesmo?
Chá de dente-de-leão: essa é mais uma bebida aliada na perda de peso. Extremamente diurético, o chá dente-de-leão faz com que o corpo perca o líquido acumulado e reduza o peso na balança.
Chá mate: rico em cafeína e teobromina, o chá mate é termogênico, o que aumenta a queima de gordura acumulada no corpo, deixa o metabolismo mais rápido e contribui para o emagrecimento.
Chá preto: a planta Camellia sinesis dá origem ao chá preto. Ele tem esse nome justamente pela quantidade de cafeína e polifenóis que possui. Por isso, ela ajuda na perda de peso e na redução do apetite.
Chá de canela: a canela aumenta o gasto de calorias durante a digestão. Ela também age como anti-inflamatória, ideal para pessoas que sofrem de obesidade e costumam ser vítimas dessas complicações.
Chá de gengibre: assim que você tomar o chá de gengibre vai começar a sentir a temperatura interna subir. Isso acontece pois ele também é termogênico e, portanto, mais um ingrediente a ser incluído no cardápio de quem quer emagrecer. Ele também reforça o sistema imunológico e ajuda a combater gripes e resfriados.
Cuidado com os chás que prometem secar rapidamente
Não existe perda de peso sem sacrifícios. Essa realidade tem que ficar bem clara na cabeça de todas as pessoas que lutam contra a balança.
Mesmo que o chá de hibisco com cavalinha seja muito bom e indicado para esse fim, o paciente tem que saber que é preciso cortar as comidas mais gordurosas e açucaradas e praticar algum exercício.
Desta forma, fica mais fácil que o organismo trabalhe a favor da perda de peso. E antes de começar a tomar muitos chás, saiba que:
– O uso contínuo de chás é não é recomendado pelos médicos;
– Grávidas e lactantes precisam sempre consultar um seu obstetra;
– Pesquise muito antes de misturar outros tipos de ervas para evitar toxidade;
– Crianças menores de três anos e idosos com saúde fragilizada não devem tomar chá de nenhuma espécie;
– Se o intuito é emagrecer, não adoce demais o seu suco ou chá. Procure consumi-lo o mais natural possível.
Agora você já sabe tudo sobre o chá de hibisco com cavalinha. Prepare o seu hoje mesmo e aproveite os benefícios dessa bebida.
Leia também: Aprenda a forma correta de como escolher batata inglesa