9 benefícios de estar em contato com a natureza

9 benefícios de estar em contato com a natureza - Reprodução Freepik

Você sabia que são muitos os benefícios de estar em contato com a natureza? E não estamos falando apenas de vantagens superficiais, como se divertir sem gastar dinheiro, por exemplo, mas de benefícios concretos para sua saúde.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 9 das principais razões para você ficar mais tempo ao ar livre e perto de elementos naturais. Então, leia até o final e não perca nada importante.

1. Redução do estresse e da ansiedade é um dos principais benefícios de estar em contato com a natureza

Primeiramente, a presença de espaços verdes ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, e a promover uma sensação de paz e contentamento nas pessoas que os frequentam.

Isso porque um dos benefícios de estar em contato com a natureza é o estímulo da atividade cerebral em áreas associadas à meditação e ao pensamento reflexivo, além da redução da atividade nas partes do cérebro ligadas ao estresse.

Sendo assim, isso não só alivia a tensão imediata, mas também contribui para a resiliência a longo prazo contra o estresse crônico.

2. Melhoria da qualidade do sono

Estar em contato com a natureza melhora o sono
Estar em contato com a natureza melhora o sono – Reprodução Freepik

A exposição à luz natural, especialmente durante o dia, ajuda a sincronizar o relógio biológico, o que é essencial para regular o ciclo circadiano, isto é, os ciclos de sono e vigília. Além disso, atividades ao ar livre, como caminhadas e jardinagem, podem aumentar a exposição à luz solar e promover a fadiga física saudável, levando a um sono mais profundo e restaurador.

Aliás, incorporar elementos naturais no ambiente de dormir, como plantas ou sons naturais, pode melhorar ainda mais a qualidade do sono, pois isso cria um ambiente tranquilo e reconfortante.

Leia também: Confira os benefícios da dieta cetogênica

3. Aumento da Vitamina D

A exposição ao sol é fundamental para a síntese de Vitamina D, um nutriente essencial que fortalece os ossos e o sistema imunológico. A luz solar promove a produção de Vitamina D na pele, então, estar ao ar livre é uma das maneiras mais eficazes de obter essa substância.

Além de seus benefícios ósseos, a Vitamina D também tem um papel importante na regulação do humor e na prevenção de doenças crônicas. Portanto, ganhar uma boa dose de Vitamina D gratuita é um dos muitos benefícios de estar em contato com a natureza.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

O contato com a natureza pode fortalecer o sistema imunológico de várias maneiras. Por exemplo, plantas e árvores liberam fitoncídios, compostos orgânicos que, quando inalados, podem aumentar a atividade das células NK, um tipo de célula branca do sangue que ajuda a combater infecções.

A exposição regular ao ambiente natural pode, ainda, ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que está associada a uma série de doenças crônicas. Assim, passar tempo ao ar livre não é apenas revigorante para a mente, mas também pode ser um impulso vital para a saúde imunológica.

5. Estímulo à atividade física

Estimulo à atividade física
Estimulo à atividade física – Reprodução Freepik

Não há dúvidas de que a natureza convida à atividade física, pois oferece um cenário estimulante e variado para o exercício. Seja uma caminhada por trilhas, uma corrida ao longo de um rio ou uma sessão de yoga a céu aberto, o ambiente natural é um grande motivador para se mover e explorar.

A beleza e a tranquilidade da natureza podem aumentar a disposição para a atividade física, tornando-a mais prazerosa e menos uma tarefa. Além disso, a diversidade de terrenos e paisagens desafia o corpo de maneiras que os ambientes internos não conseguem replicar, fortalecendo músculos e melhorando o equilíbrio e a coordenação.

Por fim, a atividade física ao ar livre também pode melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a resistência, enquanto a exposição ao sol durante o exercício ao ar livre contribui para a síntese de vitamina D, da qual já falamos.

Veja em seguida: Conheça os benefícios do kefir de água e para que serve

6. Melhora da saúde mental é mais um dos benefícios de estar em contato com a natureza

A natureza tem um efeito profundamente positivo na saúde mental. Assim, estar ao ar livre pode ajudar a diminuir os sintomas de condições como depressão e ansiedade. Interagir com a biodiversidade oferece uma sensação de renovação e perspectiva que pode ser difícil de encontrar em ambientes urbanos congestionados.

A prática de atividades como jardinagem ou caminhadas não apenas proporciona exercício físico, mas também oportunidades de mindfulness (capacidade de focar a atenção apenas no presente) e reflexão.

Em outras palavras, a natureza serve como um pano de fundo calmante para a meditação, ajudando a centrar a mente e a promover a clareza de pensamento.

7. Redução da pressão arterial

A exposição regular à natureza pode contribuir de forma direta e indireta para a redução da pressão arterial, um fator importante para a saúde cardiovascular. O ambiente tranquilo e as paisagens naturais ajudam a promover um estado de relaxamento que pode levar à diminuição da pressão arterial.

Ademais, estudos indicam que passar tempo em espaços verdes ou perto de corpos d’água pode baixar a pressão arterial sistólica e diastólica, reduzindo assim o risco de hipertensão e doenças cardíacas relacionadas.

Enquanto isso, a prática de atividades físicas ao ar livre, como caminhadas e ciclismo, estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde do coração. Por fim, a combinação de ar puro, menor poluição sonora e visual, e a beleza da natureza também contribuem para uma sensação de bem-estar que pode ter efeitos positivos na pressão arterial.

8. Conexão com ciclos naturais

Como bem sabemos, a natureza opera em ritmos previsíveis, como o ciclo das estações, as marés e as fases da lua, que influenciam diretamente a vida na Terra. E estar em sintonia com esses ciclos pode ajudar a regular nossos próprios ritmos biológicos, incluindo o ciclo do sono, os padrões alimentares e até mesmo o humor.

A observação e a participação nos ciclos naturais, como plantar na primavera ou colher no outono, ainda podem aumentar a consciência ambiental e promover um senso de pertencimento ao mundo natural.

9. Recuperação mais rápida após doenças ou cirurgias

Por fim, a recuperação após doenças ou cirurgias pode sofrer um impacto significativo conforme o ambiente em que o paciente se encontra. Afinal, estudos indicam que a presença de elementos naturais, como vistas para áreas verdes ou mesmo imagens de paisagens naturais, pode acelerar o processo de cura.

Isso ocorre porque ambientes tranquilos e esteticamente agradáveis podem reduzir o estresse e promover um estado de relaxamento, o que é benéfico para a recuperação. Assim, se for possível ao paciente sair ao ar livre após procedimentos cirúrgicos, isso certamente ajudará na recuperação.

Gostou de conhecer esses benefícios de estar em contato com a natureza? Então, saia de casa, se desconecte um pouco e aproveite todos eles!

Leia agora: Conheça as propriedades da amêndoa

MARCADO: , ,
Compartilhe este artigo