Publicado por Gihan Hodroj
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp
Xarope de limão, mel e alho

Foto: Reprodução

Quer combater a tosse e a irritação na garganta de um modo natural? Experimente fazer o xarope de mel com limão e alho, sua eficácia já foi comprovada em tratamentos. Para conseguir entender o porquê de tanto sucesso, abaixo explicamos os componentes desse milagroso xarope e os benefícios que cada um traz à saúde.

Benefícios do mel

Embora usado em excesso possa virar um vilão da dieta, o mel é o único doce que contém proteínas, entre eles o potássio e o magnésio. Outro benefício que ele traz é o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ele também possui propriedades antissépticas e antibióticas, ajudando também a tratar inflamações e outros problemas no trato respiratório.

Benefícios do alho

Um estranho hábito que acontecia há bastante tempo, era o consumo do alho puro para combater resfriados e reforçar o organismo. Felizmente, hoje essa prática radical já não é mais necessária, pois esse alimento está sempre presente no dia a dia e com a junção dos outros ingredientes, torna-se um grande aliado gastronômico, tanto para potencializar o sabor, como para deixar os alimentos ricos em nutrientes.

Benefício extra: O uso contínuo do xarope com alho reduz o colesterol ruim e auxilia quem sofre de pressão alta e de cálculos renais.

Benefícios do limão

Pelo limão ser antioxidante, protege as células e a sua principal fonte de vitamina é a C, e isso essa fruta possui em abundância. O limão também é um forte aliado da dieta, pois além de possuir poucas calorias, as fibras presentes diminuem o apetite.

Dos três componentes do xarope, o limão é o mais poderoso e é quem mais possui propriedades que ajudam a combater as bactérias e a fortalecer as defesas do organismo.

Dicas para usar o xarope

Esses três alimentos combinados, são praticamente tudo o que o organismo precisa para se recuperar de tosses, resfriados e irritações na garganta.

Sua ingestão é recomendada no decorrer do dia e a dose máxima deve ser de três colheres.

Para quem tiver problemas em usar esse alimento, ele pode ser achado em cápsulas que são vendidas em farmácias de manipulação.

Como fazer o xarope

Ingredientes

1 dente de alho amassado

5 limões espremidos

3 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

No liquidificador, coloque o alho, os limões e o mel. Bata tudo e guarde em um recipiente seco e com tampa. Mantenha na geladeira.

Veja mais!