Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Um problema muito comum atualmente, e nem sempre de fácil solução, é a calvície. Atualmente, atinge homens e mulheres incomodando e deixando a autoestima cada vez mais baixa. Quando acontece em mulheres, recebe o nome de alopecia, e somente será mais complicada de ser tratada quando for proveniente de hereditariedade.

Tratamentos caseiros para a calvície

Foto: Reprodução

Causas e tratamentos

Apesar de poder ser um fator genético, alguns fatores agem como agravante para a queda de cabelos, tanto em homens como em mulheres. Entre eles, estão o desequilíbrio hormonal, estresse ou até mesmo o avanço da idade. O principal agravante, no entanto, é a má nutrição – nesse caso, falta de vitamina B6 e ácido fólico. É importante incluir na alimentação ingredientes que sejam ricos nesses nutrientes.

Alguns medicamentos começam a prometer soluções para o problema, mas ainda assim existem alguns medicamentos naturais que podem ajudar.

Massagens no couro cabeludo

Esse tratamento é eficaz com diversos ingredientes como suco de cebola, suco de couve, suco de limão – esse 3 vezes na semana, e sempre cuidando com o sol e as queimaduras -, suco de agrião, chá de alfavaca e chá de bardana.

Polpa de abacate

Você pode usar ainda, para massagear o couro cabeludo, a polpa do abacate assada. Para preparar, asse no forno a polpa de um abacate e em seguida a amasse utilizando um pano. Aplique no couro cabeludo e deixe por aproximadamente 10 minutos, enxaguando em seguida. Lave os cabelos normalmente em seguida. Mas atenção, se você possui cabelos oleosos, não opte por essa receita.

Leite de coco

Aplique um copo de leite de coco nos cabelos e deixe agir durante, aproximadamente, 20 minutos. Enxague em seguida com água fria e lave os cabelos normalmente.

Gema de ovo

A gema de ovo, para tratamento da calvície, deve ser batida levemente e aplicada de forma uniforme por todo o cabelo e couro cabeludo. Deixe agir por um período de 20 minutos e em seguida lave seus cabelos em água fria.

Ingestão de sucos

O suco de pepino, alface, espinafre e cenoura ajuda no crescimento dos cabelos – bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e consuma dois copos por dia -, além da infusão de três colheres de alfavaca, três colheres de tanchagem e três colheres de chapéu-de-couro que devem ser preparadas em infusão com um litro de água fervente. Nesse medicamento, a dose indicada é de três xícaras ao dia. Além disso, a ingestão de cálcio ajuda a fazer com que as raízes capilares cresçam mais fortes, diminuindo a queda dos cabelos.

Veja mais!