Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

As bebidas que contêm álcool em sua composição têm alguns efeitos para quem as consome. Uns sentem menos, outros mais. Independente da intensidade, esse efeito após o consumo de bebidas alcoólicas é chamado de ressaca. A ressaca pode trazer indisposição, dores de cabeça, tonturas, boca seca e enjoos. Confira alguns alimentos e remédios naturais para curar a ressaca.

Remédios caseiros para combater a ressaca

Foto: Reprodução

Suco para combater a ressaca

Pique um limão, quatro folhas de hortelã, uma fatia de abacaxi, uma rodela de gengibre e adicione um copo de água de coco. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até todos estarem triturados. Coe e beba em seguida com ou sem gelo.

Suco para evitar a ressaca

Este deve ser consumido antes da ingestão das bebidas alcoólicas. Coloque um copo de água de coco no liquidificador e adicione duas folhas de boldo frescas, quatro folhas de hortelã e dois ramos de salsinha. Bata todos os ingredientes, coe e beba um copo duas vezes ao dia quando for beber.

Suco energético

Este é ideal para acabar com o cansaço deixado pela bebida. Coloque um copo de água de coco no liquidificador. Adicione uma colher de café de guaraná em pó, uma colher de café de maca em pó, uma colher de café de gengibre em pó, duas colheres de sopa de acerola, uma folha de couve e mel para adoçar. Bata todos os ingredientes e tome um copo uma vez ao dia.

Suco para o estômago

Para males do estômago causados pela bebida, bata uma folha de couve com talo, quatro folhas de hortelã fresca, uma fatia de melão e um copo de chá de pariparoba frio. Tome um copo duas vezes ao dia.

Pasta energética

Misture 30 g de guaraná em pó, 30 g de ginseng em pó, 30 g de maca em pó, 30 g de marapuama em pó e 300 g de mel até formar uma pasta. Tome uma colher de sopa duas vezes ao dia. É eficaz para combater o cansaço e o estresse.

Chá para dor de cabeça

Para este chá, você precisará da casca de angélica, espinheira santa, hortelã, camomila, boldo do chile e verbena. Coloque um litro de água para ferver com um punhado de cada uma das ervas. Deixe erguer fervura e desligue o fogo. Após vinte minutos, coe e tome uma xícara de chá quatro vezes ao dia.

Chá de gengibre

O chá de gengibre favorece a eliminação do álcool mais rapidamente, diminuindo desta forma a ressaca. Para fazer o chá, use 750 ml de água e 10 g de gengibre fresco. Corte o gengibre em pedaços, coloque em um recipiente com água e leve ao fogo. Deixe ferver por 15 minutos. Coe, adoce com mel e beba aos poucos durante o dia após o consumo do álcool.

Além dessas receitas, alguns alimentos auxiliam no processo da eliminação da ressaca como a água, alho, arroz integral, atum em lata, azeite de oliva, banana, cogumelos, espinafre e os ingredientes dos chás citados acima.

Veja mais!