Publicado por Priscila Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A esofagite é um tipo de inflamação da mucosa do esôfago, este é o órgão muscular que desce pelo tórax, na frente da coluna vertebral, e que transporta os alimentos da boca até o estômago. Essa inflamação causa bastante desconforto e geralmente acontece devido a um refluxo gástrico, ou seja, quando o conteúdo ácido entra em contato com a mucosa do esôfago ou através da ingestão de alguma substância corrosiva.

Sintomas

Os sintomas da esofagite são muito parecidos com os do refluxo gastroesofágico, mas estes podem ser um pouco mais intensos. Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • A azia ou queimação (pirose), que tem início na altura do estômago e pode atingir a garganta;
  • Um gosto amargo na boca;
  • Dor no peito, podendo chegar a ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio;
  • Mau hálito;
  • Dor de garganta e tosse;
  • Refluxo de um líquido amargado e salgado pela garganta;
  • Rouquidão.
Receitas de chás para aliviar a esofagite

Foto: Reprodução

Receitas de chás

O chá de alface

A alface é rica em enzimas que ajudam a reduzir inflamações nos tecidos, além disso, possui ainda ação calmante, que reduz os sintomas da esofagite e melhoram o bem estar.

Para fazer o chá de alface é preciso colocar 500 ml de água em uma panela com 30 gramas de folhas de alface, leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, deixe descansar por mais 5 minutos e coe o chá. Beba 4 xícaras ao dia.

O chá de gengibre

O gengibre é outra ótima opção, para fazer seu chá existem duas formas, com o gengibre ralado ou em rodelas. Para fazer um chá de gengibre ralado você deve colocar uma xícara de chá de água em uma panela junto com uma colher de chá de gengibre ralado. Em seguida leve ao fogo, deixe que a água comece a fazer pequenas bolinhas, mas antes de levantar fervura, então apague o fogo, coe e beba o chá até 4 vezes ao dia.

Para fazer o chá de gengibre em rodelas, você deve colocar a quantidade de uma xícara de água no fogo e deixa-la lá até que comece a criar bolinhas, mas retire antes de levantar fervura. Em seguida coloque 4 rodelas de gengibre nesta água, tampe bem a panela e apague o fogo. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos, após isso coe e beba o chá até 4 vezes ao dia.

Veja mais!