Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você já ouviu falar que uma taça de vinho pode ser um excelente remédio natural? Pois é, o suco de uva tem ação semelhante, porém evitando os efeitos colaterais do vinho. Melhor ainda, certo?

Segundo uma tese de Silmara Regina Coimbra, cardiologista e médica assistente do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, tanto uma quanto a outra bebida possuem os mesmos efeitos sobre os vasos sanguíneos, tendo efeito dilatador.

Isso é benéfico, pois é justamente na camada do endotélio que ela atua, onde as placas de gordura se depositam e acabam comprometendo a circulação, aumentando as chances de infarto do miocárdio.

Proteja seu coração com o suco de uva

Foto: depositphotos

Comprovação científica

Para a comprovação, foram estudados 31 pacientes com altos níveis de colesterol, mas que não apresentavam outros fatores de risco.

Foram divididos em dois grupos, sendo que o primeiro, de 15 pessoas, teve um consumo diário e regular por um período de 7 dias, de 500 ml de suco de uva, sendo 250 ml no almoço e 250 ml no jantar.

Houve, então, um intervalo de 7 dias e uma repetição do processo, mas com vinho tinto nas mesmas proporções.

O outro grupo teve um período de 14 dias para cada bebida, seguindo as mesmas dosagens, com o mesmo período de intervalo.

Nos dois casos, após 14 dias de consumo, houve a vasodilatação, melhorando, portanto, a função endotelial.

Benefícios do suco de uva

O suco de uva, comparado ao vinho, tem mais benefícios justamente por não conter teor alcoólico, prevenindo o paciente contra doença arterial coronária, mas sem haver riscos que estão constantemente associados ao consumo de álcool.

Isso ajuda a melhorar os níveis de colesterol bom. Como a bebida alcoólica é contraindicada para pacientes com pressão alta, assim como diabéticos, podendo causar efeitos colaterais, o suco passa a ser, portanto, a melhor opção.

Além de proteger o coração, ajuda a retardar o envelhecimento, melhorar o funcionamento intestinal e a aumentar a imunidade do corpo, protegendo contra diversas doenças.

Quanto devo consumir?

O suco de uva não tem exatamente uma restrição, mas um copo de suco de uva integral concentrado por dia é suficiente para desfrutar destes benefícios.

Você pode, caso ache o sabor muito forte, diluir em água, mas evite a todo custo adicionar açúcares. É importante não consumir excessivamente, pois o exagero, até mesmo em coisas saudáveis, pode engordar e prejudicar a sua saúde.

Veja mais!