Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Cozinhar os alimentos é uma prática bastante comum na vida de muitos, afinal é algo necessário para a nossa sobrevivência. Mas qual será o método correto de cozinhar os alimentos? Não existe exatamente uma forma correta, por isso hoje vamos falar sobre os benefícios de cozinhar a vapor. Confira.

Quais são os benefícios?

Como não é preciso usar azeite, manteiga ou qualquer tipo de óleo para cozinhar, o alimento fica com menos calorias e devido à quantidade de fibras, ainda aumenta a sensação de saciedade, ajudando, consequentemente, quem deseja emagrecer. O vapor mantém a qualidade das fibras, o que promove, além da saciedade, o tratamento da condição de prisão de ventre.

Ajuda ainda a reduzir o colesterol também devido a não utilização de qualquer tipo de gorduras, e também não necessita o uso de sal e outros condimentos, já que o vapor mantém o sabor dos alimentos.

Panela durante cozimento

Foto: Pixabay

Com esse método de cozimento, também é possível aumentar a qualidade de vida, já que a maioria dos alimentos passa a ser preparado de forma mais saudável, como os vegetais, carnes, peixes, frango, ovos e até mesmo o arroz.

Como cozinhar a vapor?

O cozimento a vapor é bastante simples. Basta que coloque aproximadamente 2 cm de água ao fundo de uma panela e então coloque uma grade que evite que os alimentos entrem em contato direto com a água. Tampe, então, a panela, e leve ao fogo. Cada tipo de alimento possui um tempo especial, portanto fique atento. Existem no mercado atualmente panelas que facilitam esse cozimento, já que é importante que o vapor não saia pelas frestas da panela. No micro-ondas, substitua a panela por um recipiente que possa ser levado ao aparelho e cubra com uma película aderente. Faça pequenos furos para que o vapor possa sair.

Se houver dúvida quanto ao tempo, você pode conferir a tabela abaixo para saber mais ou menos quanto tempo dará.

AlimentosQuantidadeTempo de preparo na panela a vaporTempo de preparo no micro-ondas
Aspargos450 gramas12 a 15 minutos6 a 8 minutos
Brócolis225 gramas8 a 11 minutos5 minutos
Cenoura225 gramas10 a 12 minutos8 minutos
Batata fatiada225 gramas10 a 12 minutos6 minutos
Couve-flor1 cabeça13 a 16 minutos6 a 8 minutos
Ovo615 a 25 minutos2 minutos
Peixe500 gramas9 a 13 minutos5 a 8 minutos
Bife – carne vermelha220 gramas8 a 10 minutos—————————
Frango – carne branca500 gramas12 a 15 minutos8 a 10 minutos

 

Veja mais!