Conhecer os melhores antibióticos naturais pode ser muito útil, pois esses compostos ajudam a combater infecções sem contra indicação. Aliás, também é possível utilizá-los como prevenção a doenças.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 9 das melhores plantas com propriedades antibióticas para te mostrar, além de muitas outras informações sobre cada um deles. Então, leia até o final e confira!
1. Alho é um dos melhores antibióticos naturais
O alho é amplamente reconhecido como um dos melhores antibióticos naturais, graças ao seu composto ativo, a alicina. Este composto confere ao alho propriedades antimicrobianas capazes de combater uma variedade de bactérias, vírus e fungos. Além de seu poder antibiótico, o alho é rico em antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a proteger o corpo contra doenças.
Historicamente, o alho tem sido usado na medicina tradicional por milhares de anos. Inclusive, Hipócrates, o pai da medicina ocidental, prescrevia alho para tratar diversas condições médicas. Hoje, estudos científicos continuam a revelar os benefícios do alho, não apenas como um antibiótico natural, mas também como um promotor da saúde cardiovascular e um agente preventivo contra certos tipos de câncer.
2. Mel de Manuka
Por sua vez, o Mel de Manuka é um tipo de mel exclusivo da Nova Zelândia, produzido pelas abelhas que polinizam o arbusto de Manuka. Este mel conta com propriedades antibacterianas excepcionais, que são medidas pelo seu Fator Único de Manuka (UMF). Assim, quanto maior o UMF, mais potente é o mel em termos de atividade antibacteriana.
O Mel de Manuka contém metilglioxal (MGO), um composto que contribui para suas propriedades antimicrobianas. Além disso, é rico em antioxidantes e serve para tratar feridas, aliviar dores de garganta, prevenir a cárie dentária e melhorar a saúde digestiva.
Veja em seguida: Remédios caseiros para candidíase vaginal
3. Orégano
Uma erva aromática conhecida não apenas por seu papel culinário, mas também por suas propriedades medicinais, o orégano é um dos melhores antibióticos naturais. Rico em antioxidantes e compostos bioativos como o timol e o carvacrol, ele tem ação antibacteriana e antifúngica.
Dessa forma, incluir orégano na dieta pode ser benéfico para a saúde geral, seja em forma de folhas secas, frescas ou como óleo essencial.
4. Equinácea é outro dos melhores antibióticos naturais
Conhecida por estimular o sistema imunológico, a equinácea pode ajudar aprevenir e tratar resfriados, gripes e outras infecções. Ela contém vários compostos ativos, incluindo polissacarídeos, flavonoides e alquilamidas, contribuem para suas propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias.
Além de seu uso em infecções respiratórias, a equinácea também ajuda quando aplicada em feridas e condições de pele, devido às suas propriedades curativas.
5. Gengibre
O gengibre é uma raiz com uma longa história de uso em várias tradições culinárias e medicinais ao redor do mundo. Com sabor picante e aroma distinto, ele é repleto de compostos bioativos, como gingerol, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses compostos tornam o gengibre um excelente remédio natural para náuseas, dores de estômago e até mesmo para aliviar dores musculares.
O gengibre conta, ainda, com capacidade de combater infecções, pois pode inibir o crescimento de vários tipos de bactérias e é muito eficaz contra patógenos orais, como os que causam doenças periodontais. O gengibre também tem potencial para reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas.
Confira também: Sintomas da sinusite: alivie com alimentos caseiros
6. Cúrcuma
O principal componente ativo da cúrcuma é a curcumina, um polifenol que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Desse modo, estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é benéfico para condições como artrite, dores musculares e distúrbios digestivos.
Além de suas propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma também pode melhorar a função cerebral, diminuir o risco de doenças cardíacas e até mesmo ter efeitos anticancerígenos.
7. Própolis
O própolis é uma substância resinosa que as abelhas coletam de botões de flores, seiva e outras fontes botânicas. Ele é usado pelas abelhas para selar pequenas aberturas em suas colmeias, mas também é famoso por suas propriedades terapêuticas em humanos.
O própolis conta com uma mistura complexa de resinas, cera, óleos essenciais e pólen, e é rico em compostos bioativos como flavonoides, fenólicos e terpenos, responsáveis por suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
Esse composto serve para tratar feridas, infecções e como remédio para várias doenças, devido à sua capacidade de estimular a função imunológica e promover a cicatrização.
8. Pimenta-Caiena
Outro dos melhores antibióticos naturais, a pimenta-caiena contém capsaicina, o componente ativo que não só proporciona o calor característico, mas também tem efeitos benéficos para a saúde. A capsaicina é um poderoso anti-inflamatório e pode ajudar a aliviar a dor, tornando a pimenta-caiena um remédio natural para condições como artrite e dores de cabeça.
Além disso, a pimenta-caiena ajuda a melhorar a circulação sanguínea e estimular a digestão. Ela pode acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de peso, e tem sido estudada por sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Também é rica em vitaminas A, B6, E, C e em minerais como manganês, o que a torna um excelente complemento para uma dieta saudável.
Incorporar pimenta-caiena na alimentação pode ser feito com moderação, adicionando-a a pratos quentes, molhos ou até mesmo em bebidas.
9. Vinagre de maçã também é um dos melhores antibióticos naturais
Por fim, o vinagre de maçã é um dos melhores antibióticos naturais e um remédio caseiro versátil. Rico em ácido acético, possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a combater patógenos e promover a saúde intestinal. Além do mais, é repleto de enzimas e probióticos resultantes do processo de fermentação, que são benéficos para a flora intestinal.
Muitos o utilizam para aliviar sintomas de garganta inflamada, equilibrar os níveis de pH do corpo e até mesmo como um auxílio na perda de peso. O vinagre de maçã também atua na melhoria da sensibilidade à insulina e na redução dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Gostou de conhecer os 9 melhores antibióticos naturais? Agora incorpore todos eles em sua dieta e aproveite as vantagens de cuidar da saúde por meio de recursos que a natureza nos dá!
Leia agora: Chás e outros tratamentos para dor de garganta