Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ainda hoje não é muito comum o consumo de macadâmia por parte dos brasileiros, mas ela tem tudo para se tornar mais popular e consumida. A noz é nativa da Austrália, e considerada uma das mais finas do mundo com um sabor irresistível e repleta de benefícios à saúde, esses oriundos de seus altos valores nutricionais.

A semente se tornou popular por volta de 1880 no Havaí, para onde foi levada por biólogos. Atualmente, inclusive, o país é campeão de produção das nozes, e os números estão diminuindo com o passar dos anos, apesar de continuarem altos. Os Estados Unidos consomem aproximadamente 48% da produção mundial dessa noz, segundo uma pesquisa feita pela bióloga Graciela Sobieraiski.

No Brasil, a produção ainda é baixa, mas existe. O necessário é apenas disseminar os benefícios dessa noz para que o consumo aumente. A macadâmia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, mas por sua produção ser relativamente de custo alto, seu preço, normalmente, também o é.

Macadâmia contra o câncer e o envelhecimento da pele

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios e propriedades

A macadâmia é bastante usada para a fabricação de cosméticos devido à presença de antioxidantes em sua composição. Estes são bons para garantir o combate aos radicais livres, combatendo o envelhecimento da pele e ainda auxiliar no rejuvenescimento dela.

A castanha, quando consumida com certa frequência, ajuda a controlar os níveis de mau colesterol e triglicérides, além de reduzir os riscos de doenças cardíacas. Fonte de proteínas, fibras, minerais, vitaminas e gorduras boas, a macadâmia fortalece as células e previne o câncer.

Segundo uma pesquisa da Universidade Mukogawan, no Japão, o consumo de macadâmia, quando regular, ajuda ainda a reduzir o risco de inflamações, além de promover o emagrecimento.

Como consumir?

A indicação ideal de consumo para os benefícios é de 20 gramas ao dia, aproximadamente duas unidades – que contêm aproximadamente 120 calorias, sem comprometer a dieta. Pode ser usada ainda na fabricação de bolos, pães e outras receitas.

Receita com macadâmia

A sugestão é a ricota de macadâmia. Para preparar, você vai precisar de:

– Três ou quatro xícaras de macadâmia

– Uma colher de sopa das ervas aromáticas que preferir

– Dois dentes de alho

Para preparar, antes de mais nada, é preciso deixar a macadâmia de molho por aproximadamente duas horas. Depois desse período, despeje a água fora e coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos. Quando observar que a massa está com consistência semelhante à da ricota, desligue.

A sugestão é consumir com torradas, biscoitos e outros alimentos.

Veja mais!