Publicado por Natália Petrin
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Nutriente essencial para a saúde dos seres humanos, a vitamina C pode ser encontrada em diversos alimentos. Ela proporciona muitos benefícios para a saúde, como o fortalecimento da imunidade, sua ação antioxidante – que evita o envelhecimento precoce da pele e a formação de tumores -, favorecimento no processo de cicatrização e, além disso, permite ainda que a absorção do ferro proveniente de alimentos de origem vegetal seja feita de forma eficaz. Portanto, a vitamina C possui ainda um papel importante no tratamento da anemia e na manutenção do colágeno da pele e das cartilagens.

Frutas ricas em vitamina C

Foto: Reprodução

O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam ainda a baixar os níveis de triglicerídeos, combater hemorragias, baixar os níveis de colesterol, combater infecções, desintoxicar o organismo por produtos químicos, como poluição e tabaco, por exemplo, e a prevenir os efeitos secundários das drogas – pode ser usada no tratamento de vícios que estão relacionados com a droga.

Além dos benefícios apresentados, pode-se dizer também que a falta da vitamina C no organismo pode trazer prejuízos para a saúde. Quando o organismo não tem a quantidade necessária de vitamina C, essa deficiência pode levar ao desenvolvimento de uma doença chamada escorbuto ou ainda gengivite. Além disso, a falta de vitamina C no organismo abre as portas da imunidade para doenças como gripes, resfriados e infecções.

Frutas e alimentos ricos em vitamina C

Entre os alimentos que são ricos em vitamina C, estamos acostumados a ver sempre frutas como o limão, a laranja, a manga, o kiwi e o morango, por exemplo. Mas estes não são os únicos alimentos que fornecem vitamina C para o nosso organismo. Essa vitamina pode ser encontrada em abundância ainda em pimentão amarelo cru, suco de laranja, mamão papaia, melão cantalupo, brócolis, lichia, abacaxi, goiaba, melão, acerola, caju, tangerina, tomate, espinafre, aspargos, couve verde, repolho, rúcula, agrião, noz, uva, entre muitos outros,

Qual a quantidade ideal de consumo de vitamina C diariamente?

Que a vitamina C é importante para o corpo humano, nós já entendemos, assim como já conhecemos alguns dos alimentos que apresentam em sua constituição grandes quantidades dela. Mas qual a quantidade ideal de consumo diário?

Recomenda-se que, diariamente, adultos consumam 65 mg da vitamina. Para os fumantes, no entanto, cumprindo sua função desintoxicante, é preciso adicionar a esse valor 20 mg a mais por cada cigarro fumado durante o dia. A poluição e os medicamentos comuns diariamente podem, no entanto, diminuir a concentração de vitamina C no sangue. Dessa forma, se faz necessário ajustar a quantidade indicada para 120 mg ao dia, tratando-se de adultos saudáveis.

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