Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A farinha de banana verde é feita com a banana que ainda não atingiu o amadurecimento. Ao contrário do que muitos pensam, a banana não faz mal por estar ainda verde, uma vez que ela possui de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, sendo um carboidrato saudável para o corpo e que traz muitos benefícios para quem a consome.

Farinha de banana verde para emagrecer

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios da farinha de banana verde

Por ser digerido apenas no intestino e não no estômago, o amido resistente presente na banana verde oferece muitos benefícios, como o aumento da imunidade, melhoras na digestão e melhoras nos índices glicêmicos, pois não é convertida em glicose que é liberada na corrente sanguínea. A farinha contém menos sacarose, que é o açúcar da fruta, possui menos calorias e carboidratos, sendo excelente para quem busca a perda de peso. Entre seus benefícios está ainda o alto índice de fibras, maior do que nas bananas maduras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e diminuir inchaços.

A farinha de banana verde mantém todos esses benefícios da fruta, sendo excelente para ajudar a emagrecer, também devido a presença do amido resistente, que é responsável pela sensação de saciedade por retardar o processo de digestão. É eficaz ainda na redução da produção de insulina, uma vez que o amido resistente absorve a glicose, evitando picos e, por isso, é boa para quem tem diabetes do tipo 2.

É responsável ainda por aumentar a imunidade por ajudar a melhorar o funcionamento do intestino, já que 60% das imunoglobinas são produzidas lá. A farinha proporciona também a diminuição do colesterol ruim, reduzindo as chances de ocorrer infarto ou AVC.

Como fazer?

Para preparar a farinha de banana verde, você precisa de seis bananas verdes. Descasque e corte todas em rodelas médias, e as coloque em uma forma. Leve ao forno em baixa temperatura, para evitar que queimem, e deixe até ficarem bem secas, de forma que esfarelem nas mãos. Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, leve ao liquidificador e bata até virar farinha. Peneire e armazene em um pote seco com tampa. A farinha deve ser consumida em até vinte dias.

Como consumir?

O consumo pode ser feito em sopas, sucos, iogurtes e outros alimentos. Com gosto suave, pode ser usada para fazer bolos. É importante que, durante o consumo de farinha, haja um consumo de água de, no mínimo, 1,5 L, pois caso contrário pode causar prisão de ventre. Para auxiliar no emagrecimento, consuma duas colheres de sopa de farinha de banana verde por dia, sempre no almoço e no jantar.

Veja mais!