Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O catarro nada mais é do que uma secreção criada pelo corpo para avisar que o mesmo se encontra com alguma infecção nas vias respiratórias, seja nos pulmões, na garganta ou nas vias nasais.

Elimine o catarro do nariz e garganta de forma natural

Foto: Reprodução

Tratamentos naturais para eliminar o catarro

Como ninguém gosta de ficar com catarro nós trouxemos receitas para ajudar você a eliminá-lo de forma natural aproveitando as propriedades medicinais de várias plantas que funcionam como expectorantes. Então pegue papel e caneta e tome nota das folhas e dos alimentos que vão te auxiliar a se livrar desta problema:

  • Suco de agrião ajuda a eliminar o catarro. O consumo indicado é de 250 ml de suco por dia.
  • O chá de folhas de aipo também é conhecido por sua função expectorante. Tome no mínimo quatro xícaras de chá durante o dia. Pode-se acrescentar própolis depois da infusão.
  • O sabor não é dos melhores, mas o efeito dessa receita nos pulmões é muito bom: No liquidificador coloque três cebolas, quatro dentes de alho, uma pitada de sal e o suco de três limões. Bata tudo por no mínimo cinco minutos, coe e acrescente cerca de 20 gotas de própolis. Três colheres de sopa quatro vezes ao dia e você vai sentir os resultados bem depressa.
  • As folhas do abacateiro podem virar chá e ajudar a soltar o catarro dos pulmões. Aconselha-se quatro xícaras de chá por dia. Adoçar é permitido, desde que seja com mel.
  • Uma xícara de chá de maçã morno duas vezes ao dia é o suficiente para você começar a respirar com mais tranquilidade.
  • Chá de hortelã e artemísia são bons expectorantes. Três xícaras de chá por dia já é suficiente para sentir os efeitos no organismo.

Inalação

Inalação feita com chá de eucalipto

Foto: Reprodução

Você também pode inalar o vapor do chá de eucalipto. Isso faz com que o catarro solte mais fácil das paredes do pulmão e descongestiona as vias nasais. Para isso basta fazer o chá com 100 gramas de folhas e um litro de água, colocar num recipiente grande, posicionar a cabeça um pouco acima e cobrir a cabeça e o recipiente com uma toalha. Esses períodos de inalação devem ser curtos e feitos com intervalos: 15 segundos com a cabeça coberta e 10 com ela descoberta. O procedimento pode ser repetido duas vezes ao dia.

Atenção!

Vale lembrar que os chás e as inalações servem apenas como auxiliares no tratamento contra o catarro e não substituem os tratamentos e os medicamentos indicados pelos médicos.

Veja mais!