Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Originária da Europa e pertencente à mesma família da beterraba, a acelga é um vegetal de folhas verdes rica em fito nutrientes e que proporciona diversos benefícios para a nossa saúde.

Esta hortaliça semelhante à alface é rica em vitamina C e os seus benefícios medicinais incluem o fornecimento de antioxidantes e a proteção do organismo.

10 benefícios medicinais da acelga

Descubra os 10 benefícios medicinais da acelga

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir os 10 benefícios medicinais proporcionados pelo consumo regular de acelga:

1- Presença de antioxidantes

A acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, substâncias que combatem a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo aparecimento de diversas doenças.

Este vegetal contém betacaroteno, vitaminas C e E, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol e outros antioxidantes que auxiliam no combate de diversas condições de saúde.

2-Poucas calorias

A acelga possui um valor calórico muito baixo, com apenas 19 calorias para cada 100 gramas de folhas frescas. Por este motivo, é um alimento recomendado para quem sofre com o colesterol ou deseja emagrecer.

3-Regula o açúcar no sangue

Este vegetal contém ácido siríngico e fibras, substâncias que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Por isto, é um alimento indicado para os indivíduos com risco de diabetes ou que tenham sido diagnosticados com a doença.

4-Saúde dos ossos e dentes

Assim como outros vegetais de folhas verdes, a acelga é uma ótima fonte de cálcio, que atua no fortalecimento dos ossos e dentes. Uma xícara do vegetal oferece cerca 101 mg de cálcio, além de conter vitamina K e magnésio, nutrientes que também são importantes para a boa saúde dos ossos.

5-Cérebro saudável

A cada 100 gramas, a acelga chega a fornecer 700% do recomendado por dia de vitamina K. Esta vitamina, além de fortalecer os ossos, também age no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, pois é fundamental na formação da bainha de mielina, camada protetora ao redor dos nervos.

Por prevenir danos neurais no cérebro, é um remédio natural indicado para prevenir e tratar a Doença de Alzheimer.

6-Saúde dos olhos

Uma xícara de acelga fornece 9.276 mcg de luteína, antioxidante essencial para a saúde dos olhos. De acordo com alguns estudiosos, o consumo de luteína (entre 6.000 e 10.000 mcg ao dia) pode prevenir o aparecimento de doenças oculares ligadas à idade.

7-Proteção ao organismo dos fumantes

A quantidade de vitamina A, associada aos demais nutrientes presentes no vegetal, neutraliza os efeitos do benzopireno, um dos compostos liberados na fumaça do cigarro. Além disso, atua na prevenção da inflamação pulmonar e no desenvolvimento de enfisema, sendo indicado aos fumantes ativos ou passivos.

8-Cabelos saudáveis

A acelga é rica em biotina, vitamina importante para a saúde dos cabelos, pois promove o crescimento e força. O vegetal também contém as vitaminas A e C, que trabalham na produção de sebo dos folículos pilosos.

9-Rica em ferro

Esta hortaliça é rica em ferro, nutriente essencial para prevenir a anemia e manter a boa saúde do sistema circulatório.

10-Prevenção do câncer

Devido aos seus nutrientes, a acelga pode auxiliar na prevenção do câncer. De acordo com algumas pesquisas, os vegetais de folhas verdes são úteis contra o câncer de cólon.

Veja mais!