Publicado por Natália Petrin
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A hortaliça conhecida como couve flor pertence à espécie Brassica oleracea e possui uma textura muito delicada. Originária da Ásia menor, a planta tem seu cultivo comum nos dias atuais, pois é facilmente adaptada aos diferentes tipos de solo.

Couve flor - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades

A couve flor possui inúmeros benefícios para a saúde quando for parte de uma alimentação equilibrada. Rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina K, vitamina B6, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina E, a planta fornece ainda muitos minerais essenciais como o cálcio, o fósforo, o manganês, o magnésio e o potássio. Fonte de proteínas, o alimento carrega quantidades muito baixas de gorduras, sendo um alimento muito bom para quem busca hábitos mais saudáveis de alimentação e o emagrecimento.

Benefícios

O consumo de couve flor pode fazer com que a função imunológica seja fortalecida no corpo, além de aumentar a proteção contra doenças cardíacas. Devido à presença de antioxidantes, o consumo ajuda ainda a retardar o envelhecimento. Entre os benefícios comprovados estão ainda o reparo do DNA e proteção, combate à hipertensão, combate às doenças cardiovasculares, proteção contra o Alzheimer, osteoporose, crises de epilepsia e alopecia.

A couve flor possui baixíssimo nível de calorias, fornecendo também muita energia devido à presença de suas vitaminas, açúcares e fibras. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante, fortalecedora do sistema imunológico, entre outras.

Como escolher e consumir?

Ao comprar a couve flor para consumir, procure observar aquelas que possuem cores vibrantes e os conjuntos firmemente agrupados. Além disso, é importante que não apresente sinais de descoloração e, se possível, que ainda esteja com as folhas – isso ajuda a manter a couve flor mais fresca.

Os pratos que podem ser preparados com este alimento são diversos, podendo ser principais, saladas ou em outros pratos. O preparo pode ser feito no cozimento à vapor ou ainda no micro-ondas. Procure combinar com outros legumes para formar uma salada ainda mais saudável e rica em nutrientes. Você também pode fazer caldos, sopas ou consumi-la triturada.

Cozinhar a couve flor no vapor ou fervê-la rapidamente são procedimentos que ajudam a manter o seu sabor e principalmente os seus nutrientes. Quando muito cozida, pode liberar compostos que a deixam com um cheiro desagradável, além de um sabor amargo. Cozinhe sempre em panelas sem tampa.

Atenção

As pessoas que têm problemas com purinas devem consumir de forma cautelosa, pois esse alimento possui grandes doses dessa substância. Quando ingerida em grandes quantidades, a purina pode ocasionar gota, pedras nos rins e outros problemas renais.

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