Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Engana-se quem pensa que o leite e seus derivados podem não ser um aliado para aquela dieta de emagrecimento. O leite é um alimento essencial para o organismo, capaz de reduzir a fome e provocar a queima de calorias, principalmente durante o período da noite. Assim, recomenda-se, principalmente, a ingestão desse liquido pouco antes de dormir. O simples hábito de tomar um copo de leite antes de deitar pode auxiliar e muito em dietas de redução de peso. Entretanto, tudo exige moderação. Não adianta beber leite de forma exagerada e sem se preocupar com o tipo que está sendo ingerido. O recomendável é um copo de 200 ml de leite desnatado ou uma pequena porção de um dos seus derivados que também seja desnatado.

Como o leite ajuda a emagrecer?

Foto: Reprodução

Auxiliando na redução de peso

O triptofano constitui um aminoácido que atua no cérebro ampliado a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por estimular a sensação de bem estar, relaxamento, reduzir a apetite e até auxiliar no combate à insônia. Pois bem. O leite é rico em triptofano.

E os benefícios não param por aí. O leite é ainda fonte de outro aminoácido essencial para auxiliar na redução de peso: a leucina. Esta é capaz de apoiar o processo de construção dos músculos, o que faz com que o corpo queime mais calorias.

Além, claro, não se pode esquecer que o leite é rico em cálcio, um mineral que transforma a atuação celular promovendo um menor armazenamento de gordura e ativando um mecanismo de eliminação da que já foi absorvida pelo organismo.

Principais benefícios do leite para o emagrecimento

  • Reduz a apetite
  • Aumenta o gasto de calorias
  • Elimina gorduras armazenadas

Eficácia para a saúde

Não se pode esquecer que além de ajudar a emagrecer, o leite é também um importante componente para a manutenção da saúde do organismo. Por conter uma considerável concentração de cálcio, o leite está entre as substâncias mais indicadas em promover a saúde dos ossos, do cérebro, da pele, dos cabelos e também do sistema imunológico.

Além disso, o leite e seus derivados representam a mais potente fonte de lactobacilos, substâncias essenciais para o bom funcionamento da microbiota intestinal, o que faz com sejam reduzidas as chances de problemas como gases, prisão de ventre, entre outros. Ainda sendo responsável por ampliar a absorção de minerais e vitaminas.

Veja mais!