Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A canela é bastante apreciada ao redor do mundo como um condimento muito saboroso. Também conhecida como canela do ceilão, a planta, de nome científico cinnamomum verum já foi, em algum período antigo, mais valiosa que o ouro. O chá de canela é originário do Sri Lanka, sendo usado na medicina oriental durante milhares de anos.

Após alguns anos, os benefícios desse delicioso chá foram descobertos e começaram a ser aproveitados também no ocidente, o que vem aumentando o consumo da especiaria.

Propriedades e benefícios

Rica em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres e, com isso, reduzem o risco de doenças crônicas, de desenvolvimento de câncer e ainda combatem o envelhecimento precoce. É auxiliar do funcionamento do sistema digestivo, por possuir uma substância que é capaz de acalmar o estômago. Previne a indigestão e atenua dores e desconfortos estomacais, além da sensação de inchaço abdominal e gases.

Cobatendo as doenças crônicas com chá de canela

Foto: Pixabay

Combate à síndrome do intestino irritável, reduz o colesterol ruim e o nível de triglicérides, além de ser rico em manganês, ferro e cálcio, auxiliando no desenvolvimento dos tecidos conjuntivos, melhorando o funcionamento da tireoide, controlando o nível de açúcares no sangue e regulando a síntese metabólica das gorduras e carboidratos.

Entre seus benefícios, encontramos ainda a sua ação como anticoagulante natural. Ajuda a reduzir as dores das varizes e articulações, sendo usada para melhorar a circulação sanguínea e combater os sintomas da artrite.

É um anti-inflamatório natural, protegendo contra às inflamações crônicas  que estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças como câncer, diabetes, infertilidade, osteoporose, Alzheimer e Parkinson. É antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Canela para perda de peso

A canela é excelente para quem deseja perder peso. Isso porque é um termogênico natural capaz de acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura no corpo.

O chá de canela é eficaz promovendo a saciedade, o que ajuda a reduzir os exageros cometidos nas refeições, além de diminuir a vontade de comer alimentos que sejam ricos em farinha branca e açúcares.

Como preparar o chá

Para preparar o chá de canela, você vai precisar de:

– de uma a 4 colheres de café das cascas de canela em pó

– 150 ml de água

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione a canela em pó ou a casca e deixe ferver por um período entre 5 e 10 minutos. Depois disso desligue e abafe. Quando amornar, coe e consuma essa quantidade entre duas e seis vezes ao dia.

Contraindicações

O chá é contraindicado para gestantes, pois pode ter ação abortiva.

Veja mais!