Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Alimento popular na culinária brasileira é conhecido por não ter gosto algum. No entanto, absorve facilmente temperos o que o torna aceitável no cardápio. Este alimento conhecido por ser apenas algo sem sabor possui muitos benefícios. Originário do México e da América Central, o chuchu é resistente a várias condições climáticas, tendo se espalhado facilmente ao redor do mundo.

Chuchu - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Os benefícios do chuchu

Rico em nutrientes, o alimento normalmente rejeitado deveria fazer parte da alimentação diária. Possui minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio, além de vitaminas como A, C e do Complexo B.

Cálcio e magnésio são elementos essenciais para a composição óssea, ajudando a prevenir doenças como a osteoporose. O ferro atua no combate às anemias, a vitamina C age como antioxidante fortalecendo o sistema imunológico, além de combater os radicais livres, e as vitaminas do complexo B auxiliam no combate à depressão e fadiga, além de manter o metabolismo ativo.

A niacina, vitamina do complexo B, pode ser encontrada no chuchu e é responsável por estimular o apetite, promover o crescimento e contribuir para a saúde da pele. As fibras, também presentes no alimento, proporcionam um melhor funcionamento do intestino, e seu baixo valor calórico ajuda na eficácia de dietas. Agindo como diurético, tanto o fruto como a sua folha podem ser usados, sendo indicados para pessoas com pressão alta.

O preparo

O chuchu, para não perder suas propriedades, deve ser preparado com pouca água e jamais frito. Pode ser consumido refogado com ervas aromáticas, na forma de cremes, purês e tortas. O ideal é descascar, picar e cozinhar em água fervente por pouco tempo.

Para escolher o chuchu na hora de comprar, o ideal é sempre procurar a coloração verde-claro, além de verificar se está firme e sem marcas escuras ou de insetos. Quando escolhido corretamente, pode ser conservado de duas a três semanas em geladeira.

O chá da folha de chuchu

A folha do pé de chuchu pode ser usada para fazer um chá para combater a pressão arterial, e também a pressão alta, além de oferecer benefícios para diabéticos. Para preparar, coloque um litro de água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione quatro folhas e deixe ferver durante dez minutos. Coe e deixe esfriar. O chá deve ser tomado várias vezes ao dia por alguns dias seguidos.

Veja mais!