Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Que coisa desagradável é o mau hálito! Apesar de ser sempre associado a falta de escovação, ele nem sempre surge devido ao desleixo com a higiene bucal. Consumo de drogas, tabagismo e doenças pulmonares também podem causar um odor mau cheiroso no hálito, mas, segundo a medicina popular, alguns chás podem ajudar a acabar com esse problema.

Chás para o tratamento do mau hálito

Foto: Reprodução

O que causa o mau hálito?

O mau hálito pode ser causado por vários fatores, tais como: Sinusite, alcoolismo, tabagismo, o uso de anestésicos inalados, de drogas ou de insulina, doenças nas gengivas e abscessos nos dentes, infecção de garganta e doenças pulmonares. O consumo em excesso de alimentos como alho, repolho, café e cebola crua também pode ser causador da halitose. Mas a má escovação dos dentes continua sendo a principal causadora do mau hálito, já que os restos de alimentos presentes nos dentes e na língua aumentam a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.  Por isso escovar os dentes sempre após cada refeição, e usar fio dental com frequência continua sendo a melhor opção no combate ao mau hálito.

Chás para o tratamento da halitose

Sim, alguns chás podem te ajudar a se livrar da halitose. Separamos três receitinhas fáceis de fazer para você começar o mais rápido possível com a investida contra o odor desagradável na boca:

  • Chá de Losna – Coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Desligue o fogo assim que a água levantar fervura e acrescente uma colher de sopa de chá de folhas secas de losna. Tampe a panela e deixe o chá em repouso por cerca de 10 minutos. Beba sem adoçar. ATENÇÃO: o chá de losna não deve ser consumido por gestantes, lactantes, nem em grandes quantidades ou longos períodos.
  • Chá de Guaçatonga – Esse chá exótico foi aprovado pela Anvisa e também não deve ser consumido por mulheres em período de lactação ou gestantes. Para fazê-lo é só colocar em uma xícara 150 ml de água previamente fervida e duas colheres de sobremesa rasas de folhas da erva. Beba assim que ficar morno, duas ou três vezes ao dia.
  • Chá de Artemísia – Ferva um litro de água e coloque na panela uma colher de chá cheia de folhas de artemísia. Tampe a panela e mantenha o chá descansando até ficar morno. Coe antes de beber e beba duas a três xícaras diariamente. Gestantes e lactantes só devem consumir após autorização médica.
  • Chá verde – Além de ajudar a emagrecer o chá verde também é um forte aliado no combate ao mau hálito, pois mata diversas bactérias da boca. Ferva um litro de água e acrescente uma colher de sopa de folhas da erva. Beba assim que ficar morno e não adoce. Tome no mínimo três xícaras por dia.

Veja mais!