Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A inflamação, ou processo inflamatório, é uma resposta natural do sistema imunológico do organismo contra uma infecção ou lesão dos tecidos, com o objetivo de destruir os agressores. As causas da inflamação podem ser várias, como vírus, bactérias, calor, veneno, traumatismo, exposição à radiação etc. Quando ocorre a infecção ou lesão de um determinado órgão, substâncias como a histamina são libertadas no organismo, originando a resposta inflamatória.

Chás anti-inflamatórios

Foto: Reprodução

Os sintomas mais comuns da inflamação são o calor, o inchaço ou edema, dor e vermelhidão. Geralmente, o tratamento da inflamação é feito com a ingestão de remédios anti-inflamatórios, como os corticoesteroides. Mas, você sabia que há uma solução natural para tratar a inflamação? São os chás. Confira a seguir alguns chás que podem auxiliar no tratamento da inflamação:

Receitas de chás anti-inflamatórios

Chá de gengibre, limão e mel

O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, podendo ser utilizado no tratamento de várias doenças, tais como dor de garganta, tendinite e dor de dente.

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– 1 limão;
– 1 colher de mel;
– 5 cm de gengibre descascado.

Modo de preparo:

Coloque a água e o gengibre em uma panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Apague o fogo, acrescente o suco do limão e espere amornar. Coe, adoce com o mel e beba várias vezes ao dia.

Anti-inflamatório para tratar a garganta

Ingredientes:

– 1 xícara de água fervente;
– 1g de cravo-da-índia;
– 1 cm de gengibre.

Modo de preparo:

Coloque a água fervente em uma xícara e acrescente o gengibre e o cravo-da-índia. Deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba várias vezes ao dia.

Chá de unha de gato

O chá preparado com a entrecasca da unha de gato atua nas dores musculares agudas e em dores articulares, como as causadas pela artrite e pela artrose.

Ingredientes:

– Uma colher de café da entrecasca da unha de gato;
– Uma xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferva a entrecasca da unha de gato junto com a água (processo conhecido como “decocção”). Use uma xícara do chá de duas a três vezes no decorrer do dia.

Cuidados: Evitar a utilização deste chá em casos de gravidez, lactação e crianças. A precaução estende-se aos pacientes transplantados, pela possibilidade de causar rejeição; em casos de terapia de imunossupressão; usuários de hipotensivos; enfermidade autoimune; tuberculose; esclerose múltipla; antes e depois de quimioterapia e pacientes hemofílicos.

Lembre-se sempre de consultar um médico para ter a certeza de que determinado medicamento, ainda que natural, possa ser utilizado no seu caso específico.

Veja mais!