Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muito utilizada como planta ornamental, graças as belas flores que possui, a malva é também uma ótima aliada no combate a diversas doenças,  principalmente as respiratórias e as que atingem o estômago. O chá feito com as folhas da planta se mostra muito benéfico para o organismo, assim como o feito com as flores, que não é lá muito comum no Brasil.

A planta malva

Chá de malva - Propriedades e benefícios para saúde

Imagem: Reprodução

A malva, de nome científico Malva Sylvestris L., é uma planta de origem europeia da família das Malváceas. Muito sensível, a planta não resiste a frios intensos e deve tomar sol por no mínimo quatro horas diariamente. Quando atinge a maturidade chega geralmente a pouco mais de 1 metro de altura e floresce. As plantações de malva estão presentes em todo o mundo, mas é nos países tropicais e subtropicais que a planta se desenvolve plenamente. Existe também pelo mundo uma confusão a respeito das espécies de malva, que possuem finalidades medicinais muito distintas e devem ser ingeridas com cuidado. A espécie de malva mais consumida é a branca.

Os benefícios

O sistema respiratório agradece quando consumimos chá de malva, pois inflamações respiratórias são evitadas, assim como a tosse e a bronquite. A malva também possui substâncias expectorantes e que aliviam a congestão nasal. Diversas doenças na garganta também são evitadas com o consumo frequente do chá, que evita até aftas e gengivite.

Pessoas com gastrite e úlceras também devem consumir a infusão preparada com as folhas de malva, pois ela auxilia no combate a essas doenças de maneira eficaz. Compressas feitas com o chá também podem ser aplicadas sobre queimaduras solares, pois aliviam a dor e o desconforto causado por elas. O tratamento feito com o chá de malva é recomendado para pessoas com prisão de ventre e também para cães e gatos que estejam constipados.

Receita do chá

Em alguns lugares da Europa o chá de malva é feito com as flores secas da planta, mas aqui no nosso país é mais comum fazermos a infusão utilizando as folhas. O processo de preparação do chá é bem comum, mas é necessário respeitar o tempo de repouso indicado:

  1. Em uma panela de ferro ou vidro coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas secas de malva;
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura;
  3. Tampe a panela e deixe o chá em repouso por dez minutos;
  4. Coe e beba sem adoçar ou adoçado com mel.

Veja mais!