Publicado por Stefanie Mouret
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Originária da Alemanha, a galanga é uma planta da família do gengibre, possuindo muitas propriedades parecidas, embora não tenham a mesma popularidade. De aroma adocicado e sabor picante, a galanga foi muito utilizada na Ásia e Europa para a fabricação de perfumes, sendo descobertas posteriormente suas propriedades medicinais, quando passou a ser também amplamente usada para compor ervas e chás. Desde então, faz parte do hábito de muitas pessoas ao redor do mundo, pelo seu gosto agradável e por seus ótimos benefícios ao organismo de quem a consome regularmente.

Chá de galanga - Benefícios e propriedades desta planta

Foto: Reprodução

Como consumir?

A maneira ideal de se preparar o chá de galanga é por infusão. Depois que ele tiver fervido o suficiente (utilizar de 0.5 a 1 gr por xícara), desligue o fogo e mantenha a chaleira tampada até que fique numa temperatura ideal para ser consumida. Então, tome uma xícara de chá ou um copo grande, e conserve o restante na chaleira para algumas horas depois. É importante consumir ao menos 2 vezes por dia para que a galanga vá, gradualmente, fazendo o efeito esperado. Mesmo quando estiver se sentindo melhor dos problemas que lhe acometiam antes de tomar o chá, não perca o hábito de ingeri-lo com regularidade, pois assim estará prevenindo que dores e doenças retornem, e fará uma “manutenção” do organismo, contribuindo para mantê-lo continuamente sadio.

Benefícios do chá de galanga

A galanga possui diversas propriedades, como: anti-inflamatório, espasmolítico, estimulante, antibacteriano e tônico digestivo. No entanto, dentre todos os seus benefícios ela se sobressalta por proporcionar alívios aos problemas digestivos. É ideal para auxiliar na cura de gastrite, dores de barriga, vômitos e flatulências. Para quem está acometido de algum desses problemas, é essencial tomar o chá duas vezes ao dia, inicialmente por uma semana inteira, e depois, como forma de prevenção, em torno de 3 vezes por semana. A melhora é sentida em poucos dias e o bem estar que a galanga causa é, realmente, duradouro e sem igual. Experimente o chá por uma semana e descubra no próprio corpo como ela é benéfica e transformadora.

Veja mais!