Publicado por Beatriz Helena Cano
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Usada pelos indígenas e descoberta pelos americanos em 1800 na região de Óregon, nos Estados Unidos, a cáscara sagrada é comumente conhecida devido as suas ações que combatem a prisão de ventre e melhoram o funcionamento gastrointestinal.

Chá de cáscara sagrada - Benefícios e propriedades desta planta

Imagem: Reprodução

Benefícios do chá

Entre os principais benefícios da cáscara sagrada estão: a ação digestória, já que suas substâncias estimulam a produção de secreções digestivas, melhorando a digestão dos alimentos; o combate à constipação intestinal, pois entre suas propriedades estão partículas que estimulam o movimento peristáltico do intestino, responsável por fabricar e empurrar o bolo fecal facilitando a evacuação; e o combate à retenção de líquidos, devido a presença de substâncias diuréticas que eliminam o excesso de líquido responsável pelo inchaço.

Portanto, a cáscara sagrada age como um laxante natural, remédio digestivo e emagrecedor natural. Mas tem mais: a planta ainda regula o ciclo menstrual, trata problemas hepáticos, hemorroidas, diabetes e auxilia na limpeza do cólon.

Cáscara sagrada para emagrecer

Conhecida como um remédio natural para emagrecer, a cáscara sagrada leva esta fama devido aos efeitos laxativos e as propriedades diuréticas.

Estas duas ações fazem com que o intestino funcione normalmente, evitando a absorção excessiva de nutrientes e eliminando o excesso de líquidos responsável pelo inchaço e sobrepeso.

Como consumir

Em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação é possível encontrar a cáscara sagrada em cápsulas, que são opções práticas. Porém, também são comercializados os sachês individuais e lascas da casca para o chá de cáscara sagrada.

A cápsula deve ser ingerida uma vez ao dia, pela manhã, e o sachê feito duas vezes, antes do café da manhã e do almoço.

Já o chá da casca deve ser feito com uma colher de sopa do ingrediente para meio litro de água. Ferva a água com a casca por dez minutos. Abafe por mais dez e coe. Tome duas xícaras de chá por dia – 30 minutos antes do café da manhã e do almoço.

É importante ressaltar que a casca de cáscara sagrada só deve ser consumida depois de passar pelo processo de secagem. O vegetal in natura tem suas ações potencializadas e pode causar diarreias e vômitos.

Contraindicação

Grávidas, lactantes, idosos e crianças fazem parte do grupo de restrição. Porém, indivíduos com distúrbios gástricos como gastrite e úlcera e inflamações intestinais como colite e diverticulite devem evitar o consumo da cáscara sagrada.

Veja mais!