Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Fruta favorita de muitas crianças e adultos, a maçã é fácil de ser encontrada, possui preço acessível e pode ser consumida a qualquer hora do dia.  Ela possui inúmeros benefícios para a saúde, porém muitas pessoas não gostam de comer a casca e é justamente nela que está a maioria das propriedades medicinais. Uma boa opção nesses casos é fazer o chá das cascas que foram deixadas de lado e não deixar de aproveitar o bem que ela faz para o organismo.

Chá da casca de maçã é repleto de benefícios a saúde

Foto: Reprodução

Benefícios do consumo da casca de maçã

Pessoas que possuem histórico de problemas cardíacos na família devem consumir o chá, que diminui o risco de surgimento de doenças do tipo, assim como evita ataques cardíacos e derrames cerebrais.

É encontrada na casca da maçã uma grande quantidade de ácido ursólico, famoso por provocar diminuição no nível de gordura e de açúcar do sangue.

Segundo estudos recentes até mesmo substâncias anticancerígenas são encontradas na casca da maçã, que é excelente também no que diz respeito à digestão: por conter muitas fibras ajuda na digestão e combate a prisão de ventre.

Assim como a polpa, a casca possui pectina, diminuindo consideravelmente a absorção de gordura pelo organismo, causando assim um emagrecimento saudável.

Os amados antioxidantes, que possuem benefícios que combatem o envelhecimento da pele e de todas as células do corpo, estão na casca em maior quantidade do que na polpa, por isso ela não deve ser dispensada.

E atenção mulheres, fitoquímicos que combatem tumores na mama são encontrados na casca da maçã, e eles atuam também contra tumores no fígado e no cólon. O chá feito com cascas de maçã retém a mesma quantidade de propriedades medicinais contidas nela crua, por isso é aconselhado nos tratamentos de combate ao colesterol alto e diabetes.

Faça o chá em casa

O chá de casca de maçã deve ser consumido no momento em que for feito, não é recomendado guardá-lo na geladeira, pois com o tempo ele começa a perder as propriedades medicinais que possui. O modo de prepará-lo é simples, mas tenha o cuidado de lavar bem a maçã antes de descascá-la:

  1. Pique a casca de duas maçãs de tamanho médio/grande e coloque numa panela;
  2. Acrescente dois pedaços de pau de canela e seis xícaras de água e leve a panela ao fogo;
  3. Desligue o fogo assim que começar a ferver e tampe a panela;
  4. Deixe o chá em repouso por dez minutos, coe e beba sem adoçar ou adoçado com mel.

Veja mais!