Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nativa do Brasil, o araçá, de nome científico Psidium cattleianum, é uma planta que, normalmente, cresce em planícies costeiras e na Mata Atlântica, nascendo em média até uma altitude de 1200 m. Pode ser cultivada como árvore frutífera ornamental e seu tamanho, em média, fica entre 1 e 5 metros de altura. O fruto pode apresentar-se em variações de amarelo e vermelho. Seu fruto, comestível, pode ser usado para o preparo de sucos e outros produtos, e possui um sabor que lembra o da goiaba, mas possui um perfume mais acentuado e um sabor um pouco mais ácido.

Pouco explorada no país, a fruta é alvo de diversos estudos que remontam os seus benefícios. Existem ainda estudos que giram em torno dessa produção em grande escala da fruta, de forma a tornar possível sua inserção na alimentação dos brasileiros. A planta apresenta um crescimento rápido, atrai a fauna, serve para alimento dos pássaros, insetos e morcegos, sendo dessa forma usada na recomposição de áreas de preservação permanente.

Benefícios e propriedades

A planta pertencente à família das Myrtaceae possui muitos benefícios para a saúde. Rica em vitaminas A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas, a fruta é indicada para o tratamento de prisão de ventre, gripe, resfriado, infecções, nervosismo e ansiedade, além de atuar no combate ao excesso de ácido úrico e à retenção de líquidos. É ainda rico em ferro, cálcio, fósforo e mais, sendo usado também para combater inflamações da garganta, boca, intestinos e órgãos genitais, além de atuar como um anti-hemorrágico. Para o tratamento da diarreia, deve-se consumir o óleo extraído das folhas. Este possui ainda ação antibiótica e pode ser usado no combate às bactérias. O suco feito com o fruto pode ser usado para tratamentos de saúde devido ao seu alto valor nutricional e o baixo teor de açúcar, além da grande quantidade de compostos fenólicos, vitaminas e sais minerais.

Benefícios, propriedades e tipos da fruta araçá

Foto: Reprodução

Tipos de araçá

O araçá pode se apresentar em diversos tipos, abrangendo aproximadamente 150 espécies. As mais conhecidas são o araçá vermelho, araçá amarelo, araçá boi, araçá pera, araçá pitanga e muitos outros.

Como consumir?

O fruto pode ser consumido em sua forma natural, podendo ser usado na fabricação de sucos ou ainda doces em pasta, geleias ou cristalizados.

Atenção!

Nenhum medicamento deve ser consumido sem a orientação de um médico que acompanhe o seu caso. Mesmo que trate-se de substâncias naturais, é essencial que você consulte um profissional da área de saúde.

Veja mais!