Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O ferro é um dos minerais essenciais para o fortalecimento do organismo humano, sobretudo em períodos como a infância e adolescência, uma vez que tais fases compreendem o crescimento de cada indivíduo, de modo que a ingestão de alimentos ricos em ferro se torna indispensável para um equilibrado desenvolvimento.

Este mineral é responsável por transportar oxigênio para todas as células do corpo humano. O mesmo tem ação na síntese (produção) das células vermelhas do sangue, além de auxiliar a conter infecções, de aprimorar o potencial de aprendizagem e coordenação motora e estimular o desenvolvimento.

O que causa ao organismo a ausência do ferro?

A anemia é uma das principais complicações (talvez a maior entre todas) causadas em decorrência da falta ou baixo nível de ferro no corpo humano. Segundo a medicina, as pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, devem consumir, diariamente, 10 mg de ferro. No caso de meninas, a dose recomendada é de 18 mg por dia.

Alimentos ricos em ferro

Benefícios do ferro para a saúde

Foto: Reprodução/ internet

O segredo para manter o organismo bem abastecido com dosagens ideais de ferro diz respeito a uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos ricos desse mineral. Vegetais verde-escuro, a exemplo de agrião, brócolis, couve e espinafre, além de leguminosas como ervilha, lentilha e feijão, estão entre as recomendações.

Entretanto, para se alcançar uma obtenção mais concentrada de ferro, a indicação da medicina corresponde a ingestão de alimentos de origem animal, a exemplo de carnes vermelhas e de aves, além de vísceras (coração e fígado).

Uma porção média de bife, por exemplo, de 150 gramas, acrescida de uma concha média de feijão, corresponde a 9 mg de ferro para o organismo. Já se esse prato vier acrescentado de cinco colheres de sopa de espinafre, o teor desse mineral aumenta mais 8,3 mg. Um bife de fígado, entretanto, é o que possui maior nível de ferro: 16 mg a cada 150 gramas.

Vitamina C favorece o ferro

A presença de vitamina C no organismo favorece e muito a obtenção de ferro. Recomenda-se, por exemplo, o consumo associado de um prato de carne com suco de laranja (ou de outra fruta rica em vitamina C). Outro exemplo eficaz, diz respeito a um prato de feijoada tradicional acompanhado de laranja e couve.

Todavia, para conseguir bons níveis de ferro é preciso moderar o consumo de alimentos fontes de cálcio, a exemplo do leite. Isso ocorre devido a competição existente entre o cálcio e o ferro pelo armazenamento no organismo. Nessas situações, o cálcio se sobrepõe ao ferro. A recomendação é ingerir alimentos ricos em cálcio distante do consumo dos que sejam fontes de ferro.

Veja mais!