Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A azeitona e o azeite de oliva são bastante conhecidos na nossa alimentação e fazem parte de diversas receitas. Mas você sabia que estes alimentos são a base da dieta mediterrânea, que é considerada uma das culturas com maior longevidade do mundo? Dentre os inúmeros benefícios proporcionados pelo fruto advindo das oliveiras está o seu poder de prevenir o câncer. Saiba mais neste artigo.

Benefícios da azeitona e do azeite de oliva

As azeitonas são ricas em uma gordura obtida de uma árvore tradicional da região do Mediterrâneo, a oliveira (olea europaea). Rica em ácidos graxos monoinsaturados, a azeitona é um alimento relacionado a uma maior expectativa de vida, menor risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, como pressão arterial alta e derrame cerebral.

Já o óleo obtido da azeitona é utilizado na alimentação, medicina ou cosméticos. Os benefícios da azeitona e do azeite de oliva continuam a ser descobertos pelos cientistas, incluindo o seu potencial na prevenção do câncer.

Benefícios da azeitona e do azeite de oliva para prevenir o câncer

Foto: Pixabay

Azeitona e azeite de oliva contra o câncer

O oleocanthal, um fitonutriente encontrado no azeite de oliva, imita o efeito do ibuprofeno na diminuição da inflamação, propriedade que pode auxiliar na redução de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o câncer de mama.

De acordo com um estudo publicado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas Espanhol, existem evidências crescentes de que os óleos monoinsaturados, como os de azeite de oliva, podem estar relacionados com um risco reduzido de aparecimento de alguns tipos de câncer.

Determinados compostos fenólicos do azeite de oliva extra virgem, como hydroxytyrosol e tocoferol, são substâncias antioxidantes que combatem os efeitos prejudicais dos radicais livres, o que auxilia na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

Tanto a azeitona quanto o azeite de oliva são ricos em substâncias antioxidantes, como vitamina E, que reduzem o estresse oxidativo e que também estão relacionados com a diminuição do risco de desenvolver câncer.

Dentre os óleos vegetais, o azeite de oliva é o que possui maior quantidade de gordura monoinsaturada, que não oxida no corpo, ao contrário das gorduras poliinsaturadas, que podem elevar o risco de doenças.

Veja mais!