Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ziam é um amido derivado do milho, livre de glúten, que possui apenas 25% das calorias presentes na farinha de trigo. Pode ser usada como forma de substituição das outras farinhas que são usadas para pratos salgados e doces. O amido emagrecedor pode ser encontrado para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Ziam - O amido emagrecedor

Foto: Reprodução

Quais são as propriedades e benefícios?

O consumo de ziam, quando comparado com outras farinhas, como a de trigo, por exemplo, possui ¼ das calorias da outra, além de promover um efeito detox no organismo. Por conter fibras, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e diminui a quantidade de açúcar no sangue, melhorando ainda as taxas de colesterol ruim.

Ainda comparando com a farinha branca, comumente usada na culinária, o consumo de zian – rico em fibras – evita o aumento do nível de açúcar no sangue, prevenindo picos de insulina e o surgimento do diabetes. Em casos de consumidores diabéticos, o zian ajuda a controlar os níveis, evitando os picos e momentos de mal estar.

Ziam e o emagrecimento

O amido promete, com o consumo de apenas uma colherada ao dia, o emagrecimento, pois gera sensação de saciedade após seu consumo, durando por algum tempo e diminuindo a necessidade de alimentar-se. Isso pode ser muito útil também para quem tem problemas de compulsão alimentar, ou tem vontade de comer doces e outros alimentos antes do período de três horas, recomendado por nutricionistas. Além disso, o bom funcionamento do intestino previne inchaços desagradáveis e sensação de ter engordado devido ao inchaço.

Como consumir?

O consumo pode ser feito na forma da substituição parcial das farinhas, ou ainda polvilhado sobre saladas de frutas e adicionado aos sucos e vitaminas. Além disso, pode ser comido puro, caso prefira. O consumo indicado é entre 5 g e 10 g ao dia, o equivalente a uma ou duas colheradas.

Contraindicações e avisos

Não é comprovado que a redução no consumo de glúten seja responsável pelo emagrecimento, mas a redução na quantidade de calorias e o aumento da saciedade, além do bom funcionamento intestinal, são fatores que contribuem diretamente com o emagrecimento.

Não foram encontradas contraindicações no consumo do amigo de milho ziam, no entanto, indica-se que sempre antes de fazer alterações na dieta, um médico endocrinologista ou nutricionista seja consultado.

Veja mais!