Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Existem muitos momentos em nossas vidas que ficamos extremamente ansiosos, estressados e nervosos, e para não partir para medicamentos industrializados calmantes, muitas pessoas recorrem aos chás que ajudam a acalmar de forma natural. Existem ainda os xaropes naturais, ou como alguns gostam de chamar, “as receitas de avó” que auxiliam no tratamento do nervosismo e deixam muito mais fáceis as tarefas diárias. Confira algumas delas.

Xarope de maracujá

O maracujá é um calmante natural bastante conhecido e indicado para o controle da ansiedade e do nervosismo, tendo seus efeitos comprovados e usados amplamente. O remédio caseiro que vamos passar não tem contraindicações e pode ajudar a tratar também a insônia e a irritação. Confira.

Para preparar, você vai precisar de:

  • Polpa de 1 maracujá
  • Meia xícara de chá de mel
  • 100 ml de água
Maracujá é um calmante natural bastante indicado para o controle da ansiedade

Foto: Reprodução/ internet

Coloque a água e a polpa do maracujá no liquidificador e bata bem até misturar de forma homogênea. Em seguida, coe a mistura em um coador fino e coloque em uma panela. Leve ao fogo em banho-maria e vá adicionando o mel aos poucos. Deixe que a mistura ferva por aproximadamente cinco minutos, e então desligue. Armazene em um recipiente limpo e que possa ser bem fechado.

A dose indicada é de três colheres de sopa do xarope por dia, em doses espaçadas. Caso você esteja desejando tratar a insônia, consuma uma colher de sopa cerca de 30 minutos antes de ir para cama. Isso ajudará a dormir mais calmo e ter um sono mais saudável e restaurador.

Suco de cebola

Pode parecer estranho, mas a cebola tem propriedades muito benéficas para o organismo, e uma delas é de acalmar. Pouco usado e conhecido, esse benefício pode ser aproveitado por meio de seu suco, que pode não ser gostoso, mas é bastante eficaz. Para preparar, você vai precisar de apenas uma cebola média inteira.

Descasque a cebola e pique para ficar mais fácil de triturar no liquidificador ou na centrifugadora. Coloque todos os pedaços cortados e bata bastante, até notar que a mistura ficou homogênea. Com a ajuda de uma peneira, separe o sumo do bagaço e consuma o sumo.

Tome uma vez ao dia, pois somente com a frequência os resultados podem ser observados. Não jogue fora o bagaço da cebola: use no preparo de alimentos, pois isso melhorará os resultados, ajudando ainda a aumentar o bem estar físico e mental.

Veja mais!