Publicado por Débora Silva
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O vinagre é um condimento bastante conhecido e utilizado no preparo de alimentos, podendo ser muito útil e benéfico para as pessoas que estão fazendo dieta e desejam emagrecer. Isto ocorre porque o vinagre possui baixo teor calórico e controla o apetite naturalmente. Além de ser um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento, este composto apresenta propriedades antibióticas, antissépticas, adstringentes e antioxidantes.

Vinagres que ajudam a emagrecer!

Foto: Reprodução

Vinagres aliados do emagrecimento

Vinagre de maçã

Possui ação termogênica e digestiva, sendo o mais utilizado nos processos de emagrecimento. Feito a partir da fermentação da maçã, é fonte de ácidos orgânicos naturais, vitaminas, enzimas essenciais, minerais e substâncias antioxidantes, possuindo mais substâncias benéficas do que os demais vinagres. O vinagre de maçã contém, ainda, a pectina, fibra solúvel que ajuda a regular a absorção de açúcar e o armazenamento de gorduras, além de facilitar o processo de digestão e diminuir o apetite. Além de contribuir para o emagrecimento, este vinagre apresenta ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes e câimbras, e melhora as articulações. Pode ser utilizado para temperar saladas e no preparo de molhos, vinagrete, conservas e sopas frias.

Vinagre de vinho

Os benefícios do vinagre de vinho tinto se dão, principalmente, pela presença das substâncias antioxidantes da uva vermelha, tais como os polifenois e o resveratrol, que auxiliam no controle dos níveis de glicose e do mau colesterol (LDL) e na oxidação das células, evitando o envelhecimento precoce. Este vinagre pode ser usado para marinar carnes, temperar saladas e para acentuar o sabor de verduras. O vinagre de vinho branco possui as mesmas propriedades e benefícios do tinto, porém em menor intensidade. De sabor mais leve, pode ser utilizado para marinar carnes brancas, temperar saladas, molhos frios e recheios de sanduíches.

Vinagre balsâmico

Feito a partir da fermentação do vinho, conserva muitas substâncias antioxidantes presentes na uva, auxiliando no controle do mau colesterol e na redução do risco de doenças crônicas.

Atenção com a quantidade!

Embora o vinagre seja um ótimo componente com diversos benefícios, é necessário atentar-se à quantidade utilizada: a indicação é de duas colheres de sopa ao dia, quantidade suficiente para que os benefícios possam ser aproveitados pelo organismo. Lembre-se que o acompanhamento profissional é sempre o mais indicado, inclusive para saber a melhor quantidade a ser utilizada no seu caso específico.

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