Publicado por Helena Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A maçã, fruto da macieira, é uma das frutas mais populares e cultivadas em todo mundo, havendo mais de 4 mil espécies diferentes delas espalhadas pelos continentes. Importante fonte de alimentação dos seres humanos, é rica em vitaminas e sais minerais. Uma das vantagens que a humanidade pode retirar desta fruta tão conhecida é o seu vinagre, repleto de princípios ativos e propriedades que agem em prol da saúde.

Mais conhecido devido a sua função de temperar saladas, o vinagre de maçã se mostrou um grande aliado no bom funcionamento de várias partes do organismo. Um dos benefícios que mais chama a atenção à maioria das pessoas é o fator de emagrecimento deste líquido.

Vinagre de maçã emagrece. Veja seus benefícios!

Foto: Reprodução

Mas… ele realmente ajuda a emagrecer?

Sim, é verdade! Isto não é um mero mito folclórico. O vinagre de maçã realmente contribui na perda daqueles quilos a mais. Tudo isto se deve à existência da pectina como um dos princípios ativos do vinagre. Esta substância é capaz de causar a sensação de saciedade no organismo, fazendo com que o indivíduo sinta menos fome, coma menos e, consequentemente, emagreça. Além disso, ela consegue dar fim nos picos de insulina no sangue e reduz a glicose absorvida após uma refeição rica em carboidratos.

Sua maior especialidade é a perda de gorduras localizadas, principalmente as abdominais que, no geral, são àquelas que mais incomodam as pessoas.

Outros benefícios encontrados no vinagre de maçã

  • Aumenta a velocidade do metabolismo, assim ajudando a emagrecer;
  • Facilita a digestão;
  • Faz com que o corpo absorva em quantidade reduzida as gorduras dos alimentos;
  • Elimina toxinas do fígado e intestino;
  • Possui poder diurético (Outro fator que colabora para o emagrecimento);
  • Devido possuir propriedades antioxidantes, é um fortíssimo aliado para combater sinais causados pela idade na pele;
  • Contém sais minerais regenerativos e hidratantes para pele;
  • Possui função adstringente.

Preparo do vinagre de forma caseira

– Higienize as maçãs e as coloque numa centrífuga. Permaneça o processo até completar um litro de suco da fruta;

– Adicione quatro colheres de açúcar e seis colheres de mel ao suco;

– Inclua à mistura dois sacos de fermento biológico (para pão) e misture. Assim, o suco irá se tornar vinho;

– Despeje a mistura em uma vasilha, garrafa ou jarra, contanto que o recipiente possua algo que possa vedar bem o suco. Entretanto, é necessário que junto à tampa esteja acoplada uma mangueira que penetre no recipiente (não necessariamente encostando no suco) e que a outra ponta dessa mangueira seja mergulhada num copo d’água. Desta forma, saberemos quando o açúcar está se transformando em álcool e o suco em vinho a partir das borbulhas que serão causadas na água, liberando cases causados pela fermentação.

– Deixe em repouso (ainda com a mangueira) por cerca de dez dias;

– Se após dez dias o líquido estiver turvo, coe-o e adicione vinagre (normal ou de maçã, comprado em supermercados). Deixe repousar com uma gaze, para que o ar possa entrar e deixe em repouso por cerca de dois a três meses, chacoalhando de vez em quando.

Veja mais!