Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp
Na maioria das vezes em nosso dia a dia, costumamos apenas fazer uma rápida lavagem de alimentos como frutas e verduras. Entretanto, somente lavar esses produtos com água corrente não é garantia da eliminação de resíduos de substâncias tóxicas e pesticidas. Assim, faz-se necessário outros métodos de limpeza, a exemplo da utilização de escova.

Outra dica importante diz respeito a não lavar legumes e frutas antes de armazená-los, uma vez que isso provoca o estrago desses alimentos com mais rapidez, pois a umidade estimula as bactérias e os microrganismos. O correto é lavar esses produtos naturais com água morna e, preferencialmente, quando estiver próximo do consumo dos mesmos.

 Truques de como eliminar os agrotóxicos dos alimentos

Foto: Reprodução/ internet

Receitas caseiras para remoção dos agrotóxicos em alimentos

Limão e vinagre branco

Acrescente em uma garrafa o suco de um limão, duas colheres de sopa de vinagre branco e água. Feito isso, agite bem a mistura e borrife sobre os legumes e frutas antes de servi-los.

Vinagre e sal

Em um recipiente de vidro, acrescente meia xícara de vinagre de maçã e mais três colheres de sopa de sal. Em seguida, misture bem e, por fim, mergulhe os alimentos por até 20 minutos. Feito isso, lave-os com água corrente.

Bicarbonato de sódio

Inicialmente, lave os alimentos e os coloque em um recipiente com água. Depois, acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Feito isso, coloque os legumes e as frutas dentro dessa mistura e esfregue-os bem.

Receita adicional para ‘super’ limpeza e purificação

  1. Mergulhe os vegetais e as frutas em um recipiente com água limpa e deixe-os por até cinco minutos.
  2. Em seguida, transfira-os para um recipiente com água acrescida de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro e deixe-os por 40 minutos.
  3. Posteriormente, acrescente os vegetais de novo em um recipiente com água limpa por cinco minutos.
  4. Por fim, mergulhe os vegetais e as frutas em um recipiente com água acrescida de uma colher de sopa de vinagre para cada litro e deixe-os por até 40 minutos.

Veja mais!