Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muitas pessoas evitam usar roupas brancas porque elas sujam com muita facilidade e acabam amarelando com o passar do tempo. O suor do corpo, os restos de comida e a sujeira do ambiente ficam presos ao tecido e o mancham.

Existem vários produtos de limpeza disponíveis no mercado que contribuem para branquear as roupas e conservar o seu tom original, no entanto, muitos deles são fabricados com substâncias químicas que causam danos ao meio ambiente, à nossa saúde e na própria roupa.

A boa notícia é que existem algumas soluções naturais caseiras que podem ser utilizadas para branquear as roupas.

Truques naturais para branquear roupas

Roupa branca sendo lavada

Foto: Depositphotos

Confira a seguir algumas soluções naturais caseiras mais econômicas e 100% ecológicas para clarear as roupas brancas:

Bicarbonato de sódio

Ao ser utilizado como parte da sua lavagem de roupa habitual, o bicarbonato de sódio pode branquear a suavizar as suas peças.

Este ingrediente melhora os efeitos do sabão comum sobre o tecido e diminui as manchas.

Ingredientes:

– 3 colheres de bicarbonato de sódio;
– Quantidade necessária de sabão em pó.

Procedimento:

Coloque as peças de roupa de molho em sabão em pó e adicione três colheres de bicarbonato de sódio. Deixe agir durante o período de 20 minutos e lave como de costume.

Vinagre de maçã

Se as suas camisetas estão manchadas nas axilas, você poderá aproveitar a eficácia do vinagre de maçã para eliminar as manchas. As propriedades deste produto extraem os restos de suor e desodorante do tecido, devolvendo a ele um tom mais branco.

Ingredientes:

– Meia xícara de vinagre de maçã.

Procedimento:

Aplique um pouco de vinagre de maçã nas áreas desejadas e deixe agir pelo período de meia hora antes de enxaguar. Este processo deve ser repetido em cada lavagem da peça de roupa.

Suco de limão e sal

O suco de limão figura dentre os melhores produtos naturais para realçar os tons brancos. Ao ser utilizado nas peças de roupa, o ingrediente as mantém livres de manchas de sujeira.

Ingredientes:

– Meia xícara de sal;
– Suco de dois limões;
– 2 litros de água;
– Quantidade necessária de sabão neutro.

Procedimento:

Coloque dois litros de água morna em um recipiente, acrescente o suco de dois limões, o sal e o sabão neutro. Mergulhe as peças de roupa na mistura e deixe-as de molho pelo período de, no mínimo, uma hora.

Enxágue a roupa como de costume e deixe secar ao sol.

Veja mais!