Publicado por Agnes Rafaela
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A catapora é uma doença de caráter infeccioso, causada pelo vírus Varicela-Zóster, por isso também pode ser chamada de Varicela. É extremamente contagiosa, mas normalmente costuma ser benigna e é uma das enfermidades mais comuns de se ter na infância. Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune para sempre, porém, como o vírus permanece no organismo, é  possível que seja provocada uma doença chamada de herpes-zóster (ou cobreiro).

Tratamentos naturais para catapora

Imagem: Reprodução

Ela se transmite por contato direto seja pela saliva ou secreções da pessoa que está infectada e também por contato com o líquido contido nas vesículas presentes na pele do doente. O período de incubação de alguém que contraiu catapora é de 15 dias; já a recuperação completa ocorre no intervalo de sete a dez dias úteis depois de aparecidos os sintomas.

Os sintomas da catapora são febre nos primeiros dias, mal estar, inapetência, além de dores de cabeça e cansaço. Um ou dois dias depois desses sintomas, começam a surgir as lesões de pele, caracterizadas por manchas vermelhas que logo após evoluem para pequenas vesículas contendo líquido, onde, posteriormente serão formadas crostas, as quais provocam intensa coceira.

Recomendações Gerais

  • Vacinar a criança contra a catapora em seu primeiro ano de vida, pois, embora seja uma doença benigna, os sintomas são obviamente desagradáveis;
  • Também é aconselhável vacinar adolescentes e adultos de baixa imunidade e pessoas que estão passando por tratamentos como de quimioterapia e radioterapia;
  • Evitar estar em contato direto com pessoas doentes;
  • Não deixar a criança coçar as lesões, assim, evitando infecções por bactérias;
  • Não arrancar as crostas que são formadas quando as vesículas são regredidas;
  • Manter o paciente em repouso enquanto ele continuar a apresentar febres;
  • Dar ao paciente muito líquido e alimentos leves.

Tratamento

O tratamento para a catapora tem intuito apenas de aliviar os sintomas, pois, não há muito que ser feito. No caso da catapora, o importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, que pode trazer complicações ao caso, então, não coçar as feridas é o adequado a ser seguido, pois diminui bastante o risco de infecções e principalmente a formação de cicatrizes. Já no caso de adultos que sejam contaminados, são necessários cuidados especiais.

Remédios Caseiros

Frutas e Hortaliças

  • Consumir laranja duas vezes por semana;
  • Consumir suco de 3 limões 4 vezes ao dia;
  • Utilizar inhame como elixir, seu consumo contribui para a melhora dos sintomas, mas ele também pode ser aplicado na pele para sanar as feriadas.

Plantas

Chá de sabugueiro: banho quente ou consumo da infusão.

– Colocar duas colheres de sopa da erva em um litro de água; levar ao fogo e quando alcançar fervura desligar; tampar e deixar a solução abafada por dez minutos; após isso, basta corar estará pronto para uso.

Chá de borragem: consumo da infusão.

– Colocar uma colher de sopa de borragem em um litro de água e levar ao fogo; quando levantar fervura, desligar; abafar por dez minutos e estará pronto.

Veja mais!