Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muitas pessoas sofrem com cabelos fracos e procuram de forma incessante por tratamentos que possam ajudar a resolver esse problema. É claro que isso não pode ser resolvido da noite pro dia, mas envolve, inclusive, mudanças de hábito bastante simples, mas que farão toda a diferença.

Procure lavar os cabelos sempre com água fria, pois a água quente enfraquece os fios. Além disso, comece a escovar sempre pelas pontas de forma suave e tome muito cuidado com os nós. Penteie suavemente até chegar à raiz. As tinturas e permanentes fazem mal para os cabelos e, portanto, podem prejudicar os fios, deixando-os mais fracos. Se não pode evitar, procure fazer os procedimentos com menos frequência. Outra dica importante é cortar regularmente as pontas. Apesar de muitos evitarem o corte para não perder comprimento, isso somente vai ajudar o cabelo a crescer mais e mais saudável.

Dicas e cuidados

Além das mudanças de hábitos mencionadas acima, podemos indicar ainda outros cuidados:

Shampoo

Escolha bem o shampoo que vai usar: se seus fios são secos, procure shampoos hidratantes que ajudam no processo de escovar, quebrando menos os fios. Algumas marcas, inclusive, possuem máscaras para cabelos frágeis, que podem ser usadas pelo menos uma vez na semana.

Alimentação

É preciso manter uma alimentação equilibrada e saudável inclusive para cuidar dos cabelos. Pode ser que, se seu cabelo é fraco, seu corpo esteja com falta de ferro. Procure alimentar-se de peixes e azeite, além de alimentos com ferro, vitamina B, zinco, frutas, verduras e legumes.

A vitamina B é essencial, pois a sua falta enfraquece os cabelos e também causa a sua queda.

Tratamentos naturais para cabelos fracos

Foto: Reprodução

Remédios naturais

Alguns remédios naturais também podem ajudar no tratamento e deixar os fios mais fortes. Confira.

Azeite

O azeite deve ser aplicado nos cabelos úmidos. Envolva os fios em uma toalha após a aplicação do azeite antes de dormir. Em seguida, vá dormir. No dia seguinte, pela manhã, lave bem os fios naturalmente. Já na primeira aplicação irá reparar como ficou macio, forte e mais brilhoso. O procedimento deve ser repetido uma ou duas vezes ao mês.

Limão e vinagre

Em um recipiente, misture um limão e um tanto de vinagre com água morna e, antes de lavar os cabelos, aplique. Lave o cabelo normalmente em seguida, massageando o couro cabeludo por aproximadamente três minutos. Lave mais uma vez e aplique a mistura de novo. Deixe repousar por alguns minutos para lavar novamente em seguida.

Suco de fortalecimento

Pode ser feito também um suco que ajuda a fortalecer os cabelos devido às vitaminas presentes.

Para preparar, você vai precisar de:

  • 3 laranjas
  • ½ limão
  • 1 fatia de melancia
  • 1 cenoura

Como preparar?

Bata no liquidificador todos os ingredientes até que fiquem bem misturados. Consuma dois copos por dia durante uma semana, no mínimo.

Máscara de avenca

Auxiliando também no combate à queda dos fios, em um recipiente, esmague 50 g de folhas de avenca. Aplique diretamente no cabelo e cubra em seguida com um pano e enrole. Deixe agir por um período aproximado de 30 minutos. Lave bem os cabelos com água morna e shampoo próprio para cabelos fracos.

Esse procedimento deve ser feito a cada dois dias por um período de duas semanas.

Ovo e azeite de oliva

Em um recipiente, misture duas gemas ou dois ovos inteiros com duas colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque aproximadamente 50 ml de água e misture bem.

Aplique devagar no couro cabeludo e no comprimento dos fios com massagens suaves e lentas. Deixe a mistura agir nos fios por aproximadamente 20 minutos e em seguida lave bem os cabelos normalmente.

Veja mais!