Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A hepatite C é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas em sua fase inicial. Causada por um vírus – HCV -, a doença provoca a inflamação do fígado e, muitas vezes, seu diagnóstico só e feito quando está em fase grave e começa a apresentar os sintomas. A doença é mais comum em pessoas que estiveram em diálise renal por longos períodos, que têm contato regular com sangue em seu trabalho, que têm contato sexual com pessoas que têm a hepatite C, que injetam drogas ou compartilham agulhas com alguém que tenha a doença, receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992, receberam sangue, órgãos ou derivados do sangue de doadores que tenham hepatite C, entre outras.

Tratamento natural para hepatite C

Foto: Reprodução

Como tratar?

Existem alguns medicamentos naturais que podem ajudar a estagnar a evolução da doença. Confira abaixo alguns deles:

Aipo

O medicamento que tem como base o aipo é eficaz, pois é rico em minerais como cálcio, sódio, potássio e magnésio, além da vitamina C. Ajuda a melhorar o sistema imunológico e a prevenir os prejuízos dos radicais livres. Para fazer, você precisará de 1 folha de aipo e 1 xícara de água. Coloque os dois ingredientes em um liquidificador e bata bem. Em seguida consuma.

Outro medicamento pode ser feito também com o Aipo, mas com o talo. Para isso, pique 1 talo de aipo para cada 500 ml de água. Bata no liquidificador os dois ingredientes e coe em seguida. Consuma três vezes ao dia. Dessa forma, pode auxiliar no fortalecimento do fígado doente, além de desintoxicar e auxiliar no tratamento alopático.

Alcachofra

A alcachofra deve ser usada como auxiliar do tratamento médico, pois ajuda a desintoxicar e é depurativa do fígado. Recomenda-se seu consumo de 3 a 4 vezes ao dia associado à uma dieta leve com bastante água e repouso. Para preparar, use 3 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra para cada litro de água. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque aproximadamente 10 minutos e em seguida desligue. Tampe a panela e deixe descansar até amornar. Em seguida, você pode coar e consumir.

Outros tratamentos

Existem ainda outras 4 ervas destaque no tratamento da hepatite. São elas a Schisandra chinesis, que possui um efeito antiviral sobre a hepatite C; o gingseng, que estimula o sistema imunológico e age combatendo doenças hepáticas; raiz de alcaçuz, que reduz suas complicações e melhora as funções hepáticas; e, finalmente, o cardo-mariano que é um dos mais populares usados para este fim. Reduz a inflamação do fígado e tem efeito antiviral sobre a infecção por hepatite C.

Veja mais!