Publicado por Camila Albuquerque
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O que são as hemorroidas?

Tratamento natural para hemorroidas

Foto: Reprodução

Existem veias ao redor do nosso ânus. Às vezes, por algum motivo (prisão de ventre, má alimentação, obesidade, gravidez, sedentarismo, genética, sexo anal, etc.), essas veias inflamam e dilatam por causa da dificuldade de drenagem do sangue, é daí que surgem as hemorroidas. São feridas que podem ser internas ou externas (e com graus que variam de 1 a 4, de acordo com a gravidade), mas ambas costumam doer e fazer sangrar. Os sintomas das hemorroidas são:

  • Coceira anal
  • Sangramento no ânus (ou na roupa íntima ou no papel higiênico)
  • Incômodo anal
  • Saliência exposta no ânus

Existem vários modos de tratar as incômodas hemorroidas, começando pela melhora na alimentação. Incluir fibras, legumes, verduras, frutas e beber muita água é essencial para o começo do tratamento. É preciso estar atento para não permanecer muito tempo no vaso sanitário (isso pode agravar as hemorroidas) e também se deve começar a praticar exercícios físicos regulares. Ir ao médico é essencial, pois é ele quem irá recomendar um bom remédio e/ou uma boa pomada para acabar com suas hemorroidas. Seguir as recomendações do seu médico é imprescindível.

Além de melhorar os hábitos e ir ao médico, também existem outros meios de ajudar no tratamento das hemorroidas, um deles é o tratamento natural à base de remédios caseiros.

Tratamentos naturais

  • Banho de assento de castanha-da-índia: Ferva dois litros de água, coloque 5 colheres de sopa de pó de castanha-da-índia. Deixe descansar por 10 minutos. Faça o banho de assento com a mistura ainda morna e repita o processo por 5 dias.
  • Banho de assento de hamamélis: Ferva um litro e meio de água e coloque algumas folhas de hamamélis, deixando ferver por mais uns minutos. Depois que esfriar um pouco, coe e coloque na bacia. O banho de assento deve durar 20 minutos e ser feito todos os dias.
  • Folhas de hamamélis: Amasse algumas folhas de hamamélis, coloque um fio de óleo mineral. Aplique diretamente sobre a hemorroida, com o auxílio de uma gaze, durante 30 minutos.

Esses três tratamentos são muito eficientes pois a castanha-da-índia reduz a inflamação, o inchaço e o desconforto das hemorroidas, e a hamamélis também atua diretamente sobre as feridas, amenizando sua dor. Mas é preciso disciplina para acabar com esta desconfortável doença, portanto, não se esqueça de nenhum dos remédios, sejam eles naturais ou não.

Veja mais!