Sucos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa

Todas as mulheres com idade entre 45 e 55 anos estão propensas à chegada da menopausa, evento que nomeia a última menstruação. Embora essas idades sejam as mais comuns, é também possível apresentar a menopausa por volta dos 40 anos, a chamada menopausa precoce/prematura. Isso é também confundido com o climatério, fase de transição do período reprodutivo (fértil) para o não reprodutivo (infértil) na vida das mulheres.

Como saber que é a menopausa?

Tem-se como principal característica da menopausa a parada das menstruações. No entanto não é só isso que caracteriza esse marco, pois ele pode ser detectado quando irregularidades menstruais começam a aparecer. Outro meio de perceber a menopausa é quando as oscilações de humor estão mais frequentes, o sono é alterado, os órgãos genitais se atrofiam e a libido vai embora. Mas vale lembrar que existem casos em que as mulheres não têm nenhum sintoma da menopausa ou climatério.

Sintomas mais comuns

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Ciclos menstruais irregulares
  • Ondas de calor
  • Suor noturno
  • Ressecamento vaginal
  • Falta de libido sexual
  • Insônia

Receitas de sucos para aliviar os sintomas

Sucos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa

Foto: Reprodução

Suco de geleia real

A geleia real é um produto natural muito rico em nutrientes que são excelentes para o bom desempenho do organismo. O suco desse ingrediente ajuda a controlar os sintomas mais diversos da menopausa justamente por isso. Para fazer, bata no liquidificador 2 gramas de geleia real, 10 gramas de lecitina de soja, ½ abacate e 2 copos de leite desnatado. Beba esse suco duas vezes ao dia.

Suco de cenoura com frutas

Misturar com o liquidificador ½ cenoura, ½ banana, ½ maçã, 2 castanhas-do-pará picadas e um copo de água, resulta em um ótimo suco para prevenir a osteoporose. Esse suco pode ser bebido duas vezes ao dia, nos intervalos entre as refeições. Pode-se adoçar a gosto e uma dica valiosa é trocar a água mineral por água de coco, assim os benefícios serão potencializados.

Suco de maracujá com couve

Combinar folhas de couve com maracujá não parece muito agradável, contudo o suco desses ingredientes dá um ótimo inibidor de sintomas da menopausa. Basta bater no liquidificador 2 folhas de couve, polpa de 1 maracujá, 2 colheres de mel e 3 copos de água. Beba um copo de 200ml três vezes no dia.