Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Não há nada melhor do que se alimentar bem, garantir uma “saúde de ferro” e ainda assim conseguir ficar com a aparência bonita. Existem maneiras alternadas de fazer com que esses processos se tornem reais, e uma delas é escolhendo os alimentos certos e os associando aos cardápios do dia a dia.

A salsa ou salsinha, como também é conhecida, atua no corpo prevenindo, curando e auxiliando o organismo humano. A forma de ingerir essa verdura é variada, podendo acompanhar alimentos nas refeições ou na produção de chás e sucos.

Propriedades da Salsa

As propriedades presentes na salsinha fazem dela um alimento muito rico. Além de saborosa, a verdura consegue com seus nutriente ser indicada no combate à inúmeras doenças.

  • Antineurálgica: Por possuir óleos em sua composição, esse alimento é ideal para curar febres e neuralgias;
  • Antioxidante: Auxilia na digestão, evitando, assim, espasmos intestinais, digestões lentas e prisão de ventre. Por ter essa ação, a salsinha consegue limpar e rejuvenescer a pele e é um ótimo aliado para aqueles que sofrem com unhas e cabelos quebradiços, uma vez que a mesma fortalece essas áreas;
  • Cálcio: O poder do cálcio presente na salsa é capaz de auxiliar na luta contra a osteoporose, mantendo ossos fortes. É também uma grande aliada dos atletas;
  • Diurética: Um ótimo remédio para purificar os rins e ajuda a expelir pedras renais. Além de ser excelente para combater as inflamações de trato urinário;
  • Ferro: Por possuir essa propriedade, esse vegetal é recomendado para as pessoas que possuem anemia e/ou anorexia. Ajuda as pessoas que possuem algum tipo de fraqueza no corpo, sofre de fadigas musculares e cansaços físicos;
  • Anestésico: Ao adormecer as regiões machucadas, a salsa consegue desinflamar os ferimentos;
  • Vitamina C: Previne o surgimento de doenças muito sérias, como o câncer, problemas cardíacos, cataratas e também infecções de um modo geral. Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que a capacidade de defesa do corpo seja ampliada.
Salsa: mil e um benefícios para a saúde humana

Foto: Pixabay

Outras utilidades da salsinha

Além de todas essas propriedades, a salsa apresenta vitamina A e minerais como magnésio, potássio, enxofre e outros. Com todas essas características, o alimento controla o açúcar no sangue, impede a formação de coágulos, evitando derrames, reduz a pressão arterial.

Esse vegetal é também um ótimo companheiro de quem possui asma, pois a salsa consegue atenuar as consequências desta doença. Combate icterícia, alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado e apresenta bons resultados no combate à artrite.

Formas de usar a salsa

Existem diversas maneiras e usufruir dos benefícios da salsinha. Utilizando-se da verdura em saladas, sucos ou chás, seus nutrientes não são perdidos. Aproveite para adicioná-la nas refeições, como no almoço ou no jantar. Você também pode uni-la em frutas no café da manhã.

Para preparar o chá, é só ferver uma quantidade razoável de água e colocar em infusão alguns talinhos de salsa. Espere uns 10 minutos, beba o líquido e aproveite os benefícios.

Se a pretensão é ter uma boa aparência, a dica é o suco rejuvenescedor. Para fazer a bebida, serão necessários: um copo de água de coco, uma laranja, meia xícara de salsinha e gelo. Bata tudo no liquidificador e beba sem coar, para que todos os nutrientes estejam garantidos e você obtenha melhores resultados.

Veja mais!