Saiba os benefícios que a jaca traz para a saúde

“Quem vê cara não vê coração”, essa frase pode muito bem ser aplicada a uma fruta que não tem lá a melhor das aparências, mas faz um bem danado para a saúde. Cheia de vitaminas, fibras, sais minerais e carboidratos, essa fruta pesada, que pode chegar até 15 kg, tem peso também contra as doenças que atingem os ossos e melhora significativamente a aparência do cabelo e da pele, devido a sua alta concentração de vitamina C.

Saiba os benefícios que a jaca traz para a saúde

Conheça os principais benefícios do consumo desta fruta. | Foto: Reprodução

A árvore

A jaca, de nome científico Artocarpus heterophyl,é o fruto da jaqueira. Uma árvore imponente que na maturidade chega a atingir 20 metros de altura e é originária da Índia, mas se tornou muito popular no Brasil, quando chegou aqui, há muito tempo atrás, trazida pelos portugueses em meados do século XVIII. Sua safra se estende pelos meses de janeiro à junho, e é mais cultivada, no nosso país, nos estados do Pará, na Amazônia e no Rio de Janeiro.

O fruto

A fruta da jaqueira pode chegar à 15cm de circunferência e atingir 15 kg facilmente. A jaca nasce nos troncos baixos das árvores e dentro dela existem várias sementes que são cobertas pela polpa cremosa. Existem muitas variedades de jaca. As principais são:  jaca-dura, jaca-mole e jaca manteiga.

Os benefícios

Muitas vitaminas podem ser encontradas na jaca, entre elas: vitamina A, vitamina C, vitamina B2, vitamina B5, e outras do complexo B. Fibras também são encontradas na fruta e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo também marcam presença.

O consumo da jaca é indicado principalmente durante a infância, pois ajuda na construção das cartilagens e na formação dos dentes e dos ossos.  O fortalecimento do sistema imunológico também é uma das características do consumo regular da fruta, que também ajuda na digestão e possui propriedades contra a tosse.

Além de funcionar como um cicatrizante natural, a jaca possui sementes que também fazem um bem enorme para a saúde. As sementes de jaca possuem um anticorpo muito importante chamado jacalina, que protege o organismo de várias doenças e está presente até no leite materno. A cicatrização também é acelerada com o consumo da semente da jaca, principalmente nos casos de queimadura.

Consumo

Ela pode ser consumida naturalmente, sem nenhum preparo prévio, ou em forma de sucos, vitaminas, doces, compotas, geleias e como ingredientes de algum prato quente.

O consumo das sementes cozidas e sem casca também é uma boa opção.