Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conhecido como o rei das florestas, o abeto branco é uma planta alta e majestosa, por essa razão se destaca no meio de tantas outras. A árvore pode alcançar de 20 a 60 metros metros de altura, possui uma casa lisa, acinzentada e por ser uma planta gimnospérmicas suas sementes não produzem frutos. Suas folhas são tanto femininas quanto masculinas, já o cheiro exalado por ela é limonado e o sabor é ligeiramente azedo.

Além dessas características físicas, essa planta possui uma série de particularidades que a transformam em um excelente remédio natural para doenças que afetam o ser humano.

Propriedades e benefícios desta planta

Saiba como usar os benefícios do abeto branco para revigorar a saúde

Foto: Reprodução/ internet

O abeto branco é uma planta com diversas propriedades que auxiliam o corpo a prevenir e tratar algumas doenças. Entre as funções da erva estão sua ação contra-irritante, expectorante (principalmente das vias respiratórias), antiescorbútico, balsâmica, analgésica, anti-espasmódico antisséptica, diurética e sudorífico.

Essas propriedades dão ao abeto branco a capacidade de atuar contra o escorbuto, enfisema, bronquite, asma, leucorreia e sudação. Além disso, é um remédio natural muito indicado para o tratamento de cistite, menstruação, frieiras, úlcera cutânea, varizes, reumatismo e outros tantos problemas que afetam a saúde do pé e das unhas dessa parte do corpo.

Como usar o abeto branco?

Esse remédio natural pode ser usado tanto de forma interna como externa. O chá feito com essa planta serve de chá, para banhos e inalações. Além disso, o óleo de terebintina, extraído da planta, também pode ser ingerido.

O chá é feito através de três colheres de gomos e um litro de água. Os ingredientes são levados ao fogo até que alcancem a fervura. Em seguida, é deixado o líquido repousando por 10 minutos. A dosagem ideal é de três chávenas durante o dia. Já com a essência do óleo é ainda mais fácil, é só ingerir de três a cinco gotas da substância por dia.

Se o propósito é aliviar as dores reumáticas, o óleo também pode ser adicionado aos banhos. Além disso, quem deseja controlar a asma também pode fazer inalações dessa substância. Em ambas as situações basta pingar algumas gotas do óleo em água quente ou morna e aproveitar os benefícios que surgiram com alguns dias.

Contraindicações

O uso do abeto branco tanto de forma inalada, quanto por digestão, deve ser moderado e controlado, isso porque doses excessivas dessa substância podem provocar irritação do sistema nervoso central, principalmente em crianças. Também não deve ser ingerido para quem deseja perder peso, tendo em vista que essa planta é muito gordurosa e calórica.

Veja mais!