Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conhecido por muitos que têm alergia à lactose, o leite de amêndoas também é bastante usado por quem não pode usar a soja na troca do leite. É indicado inclusive para aqueles que querem emagrecer, já que ajuda na luta pelo emagrecimento.

A substância é feita a partir da semente da amendoeira, a amêndoa, que é derivada das regiões quentes do Oeste da Ásia e do Norte da África.

O leite de amêndoas é encontrado em grandes supermercados para comprar, mas pode chegar a um valor em torno de R$ 10,00 o litro. Uma opção para aqueles que não querem gastar tanto, é fazer o leite de amêndoas em casa.

leite-de-amendoas-uma-opcao-para-os-alergicos-a-lactose

Foto: Pixabay

Benefícios e propriedades

Entre os benefícios da amêndoa e, consequentemente, do leite feito com ela, estão a prevenção e tratamento da osteoporose, diminuição da pressão alta, diminuição de cãibras, prevenção de contrações prematuras durante a gestação e reduz o inchaço proveniente de retenção de líquidos.

Além disso, a semente é rica em fibras, arginina, vitamina E, cálcio, magnésio, entre outros. O emagrecimento pode ser alcançado por aqueles que consomem o leite de amêndoas, já que tem baixo colesterol e menos calorias do que o leite de vaca.

Por isso, a simples substituição pode trazer bons resultados para os consumidores. O leite de amêndoas ainda ajuda na digestão, deixando-a mais leve, e pode ser usado ainda para tratar diarreia e vômitos.

Quem tem problemas com gastrite ou problemas gastrointestinais pode inserir o leite de amêndoas na alimentação para regular as funções do sistema. Além disso, por ser rico em vitamina B2, o leite de amêndoas também ajuda no fortalecimento das unhas e do cabelo, deixando a pele com uma aparência mais saudável e com melhor hidratação.

Como preparar o leite de amêndoas?

Para preparar o leite de amêndoas caseiro, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de amêndoas cruas e sem sal;
  • Entre 6 e 8 xícaras de água.

Em um recipiente, coloque as amêndoas de molho em água e deixe durante a noite. Depois, de manhã, jogue a água fora e seque as amêndoas suavemente. Coloque-as em um processador ou liquidificador e adicione a água.

Bata bem para destruir todas as amêndoas. Depois disso, use um coador bem fino para coar a mistura.

Quando é feita com menos água, a bebida fica mais grossa e pode, inclusive, ser usada em substituição ao leite de vaca em diversas receitas. Observe a cor e a textura do leite de amêndoas para que fiquem mais parecidos com o leite de vaca, pois isso ajudará no processo de substituição de um por outro.

Contraindicações e efeitos negativos na tireoide

O leite de amêndoas contém substâncias químicas naturais que podem inibir a absorção correta do iodo, de forma que pode ser prejudicial para a tireoide. Além disso, é proibido para bebês, pois pode causar desnutrição e complicações.

O leite de amêndoas possui uma alta concentração de açúcares quando comprado pronto, pois mesmo que a amêndoa não possua muitos açúcares, os fabricantes adicionam objetivando melhorar o sabor.

Veja mais!