Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A borra do café é o resíduo do café que passamos em casa, normalmente para tomar café da manhã, e que a maioria das pessoas joga fora sem sequer pensar. O que muita gente não sabe é que essa sobra possui muitos benefícios à saúde.

Reutilizar o café pode trazer antioxidantes e nutrientes para embelezamento da pele, dos cabelos, além de ser bastante útil para as plantas. Confira outros benefícios da borra de café e saiba como usar reciclando e, consequentemente, cuidando do Planeta e também do seu bolso.

Esfoliante natural

A borra do café pode ser usada de diversas formas como um excelente esfoliante para a pele. Faça com a borra uma massagem sobre a pele já úmida sempre fazendo movimentos circulares. Se preferir, misture a borra do café ao seu creme de limpeza e esfolie. Em seguida, lave o rosto normalmente. Mas atenção: use movimentos leves, pois se usar muita força, pode acabar trazendo danos à pele.

Saiba como bem reaproveitar a borra do café

Foto: Reprodução/ internet

Tratamento dos cabelos

– Borra de café
– 1 ou 2 copos de água quente

Misture os dois ingredientes e deixe descansar por 15 minutos. Coloque em um frasco de spray e, durante o dia, borrife essa infusão em suas raízes dos cabelos. Isso vai ajudar a estimular o crescimento dos fios, mas cuidado, pois o café pode escurecer os cabelos. Se você tem cabelos claros esse tratamento não é recomendado.

Outra forma de uso é, antes de passar o shampoo, durante o banho, lavar os cabelos com essa infusão feita com a borra do café.

Problemas com odores

O café, assim como o chá, é excelente para remover odores. Lave, por exemplo, suas mãos com água e a borra do café para retirar o cheiro de alho e cebola. Outra opção é amarrar um saquinho com a borra de café e colocar no carro, armário, entre outros locais que precisem da remoção do mau cheiro.

Cuidados com o jardim

A borra do café é também um excelente fertilizante para as plantas que preferem ácido, como tomates, azaleias, mirtilos, abacates, camélias e árvores frutíferas, por exemplo. Basta jogar a borra de café na terra. Existem relatos ainda de que a borra do café pode ser usada para afastar lesmas e caracóis.

Redução da celulite

É claro que muitas coisas são necessárias para reduzir a celulite, como a mudança nos hábitos alimentares, por exemplo. Mas a borra do café pode ajudar a diminuir a aparência de casca de laranja. Para isso, coloque ¼ de xícara de pó de café e mais duas colheres de sopa de azeite de oliva. Misture bem e adicione uma colher de sopa de açúcar.

A mistura homogênea deve ser usada para a massagem em movimentos circulares na região em que estão concentradas as celulites. Em seguida é só enxaguar.

Veja mais!