Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O grande problema de uma próstata grande é a opressão feita por esta glândula na uretra, o que dificulta a micção e acaba gerando outros problemas urinários. De acordo com pesquisas, mais da metade dos homens com mais de 60 anos possui a próstata aumentada e há grandes possibilidades desta crescer ainda mais com o passar do tempo.

Segundo médicos, o crescimento desta glândula ocorre de forma natural e, por isso, no início, é considerada como hipertrofia prostática benigna. Entretanto, a partir do momento em que o desenvolvimento desta região interfere no fluxo urinário, características malignas podem ser notificadas. Desta maneira, podem surgir infecções no trato urinário, insuficiência renal, obstrução prostática entre outros distúrbios.

Com este quadro clínico, o paciente deve procurar um médico especialista no assunto. Mas, os tratamentos receitados pelo profissional podem ser auxiliados com um produto natural e aliado da saúde masculina: o sabal.

Propriedades e benefícios do sabal para a próstata

Ilustração de vista lateral de anatomia urogenital masculina

Ilustração: Depositphotos

Rica em ácidos graxos e esteróis, as tâmaras da sabal são usadas para eliminar problemas relacionados à próstata. Por exemplo, as frutas são benéficas em casos de inflamação ou crescimento exacerbado desta glândula, isso porque funcionam como desinflamadores e também são capazes de regenerar o tecido que reveste a próstata de maneira interna.

Além de atuar como protetora de diversos distúrbios ligados à próstata, as bagas de sabal funcionam como conservadores do hormônio predominante no sistema reprodutivo masculino, o chamado testosterona.

Utilizando o sabal para a saúde masculina

O medicamento natural à base de sabal é feito com três colheres (de sopa) das frutas desta planta trituradas e um litro de água. Todos os ingredientes devem ser levados ao fogo, onde devem permanecer em ebulição por até cinco minutos. Em seguida, o fogo deve ser desligado e o recipiente com a mistura tampado, para que o chá descanse por mais 10 minutos.

Depois do tempo determinado, o líquido deve ser coado e consumido sem adição de açúcares, adoçantes ou mel. A posologia indicada para os pacientes depende muito do quadro clínico que cada um apresenta. Entretanto, no geral, recomenda-se a ingestão de um copo logo pela manhã e ainda em jejum e outro meia hora antes das refeições principais.

Outras indicações deste chá

Por ser diurético, antisséptico e depurativo, o chá à base das tâmaras de sabal podem ser úteis no tratamento de outros problemas urinários, como são os casos da cistite e dos cálculos renais. Mas, voltando ao assunto sobre a saúde masculina, estas frutas ainda podem ser usadas no sentido de eliminar atrofia testicular e na ejaculação precoce, tendo em vista que são consideradas tônicas corporais.

Veja mais!