Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Se você é daquelas pessoas que adoram um cafezinho a qualquer hora do dia ou da noite, parabéns. E se ainda não é, depois de ler esta publicação, certamente, você se tornará uma. Segundo pesquisa da Harvard TH Chan School of Public Health, nos Estados Unidos, seres humanos que bebem entre três e cinco xícaras de café diariamente têm menos chance de morrer de forma prematura em decorrência de doenças relacionadas ao coração ou mesmo Parkison ou diabetes do tipo 2. E tal benefício não tem muito a ver com a cafeína, mas sim com os compostos encontrados nas plantas do café.

Conforme concluiu Ming Ding, cientista-chefe da instituição onde a pesquisa foi desenvolvida, a presença de compostos bioativos no café estimulam a diminuição da resistência à insulina e a inflamação celular sistemática. Outros estudos mais aprofundados, inclusive, serão realizados para identificar os fatores que resultam nesses efeitos benéficos.

Revigore a saúde e reduza o risco de morte tomando café diariamente

Foto: Pixabay

O estudo

Publicados na revista Circulation, os resultados do estudo correspondem a análise de três experimentos realizados com 208.501 pessoas voluntárias, tanto do sexo masculino como do feminino. Segundo a análise, a ingestão equilibrada de café foi capaz de promover a redução do índice de morte prematura por meio de doenças.

O estudo, inclusive, levou em consideração outros aspectos, a exemplo do índice de massa corporal (IMC), tabagismo, consumo de álcool, dieta e nível de atividade física. O resultado, entretanto, segundo apontam os cientistas, não é fruto apenas do consumo do café, mas este aliado a um saudável estilo de vida.

Benefícios do café

Não apenas por conta da cafeína, mas o café é uma bebida dotada de 2% a 4% de sais minerais, assim como de ácidos clorogênicos e quinídeos. O mesmo é também rico em niacina, a conhecida vitamina PP, cerca de 1%, além de diversos óleos voláteis dotados da capacidade de promover o sabor e aroma desta bebida. Em decorrência desses ativos, o café é responsável por favorecer a elevação do nível de atenção, concentração e memória.

Veja mais!