Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A rinite é uma inflamação alérgica  da mucosa nasal, que age como uma resposta do organismo à determinadas substâncias nocivas ao nariz. Ela é formada por um conjunto de sintomas que afetam essencialmente o nariz e os olhos, e normalmente é ativada quando você respira alguma substância pela qual tem alergia, como pó, pelos de animais ou até mesmo pólen – chamados de alérgenos.

Remédios caseiros para rinite

Foto: Reprodução

Principais sintomas da rinite alérgica

Entre os principais sintomas que afetam quem tem problemas com rinite alérgica estão a irritação no nariz, boca, olhos, garganta, pele ou qualquer outra região do corpo, problemas com odores, coriza, espirros e olhos lacrimejando. Posteriormente à crise, os sintomas que podem aparecer são congestão nasal, tosse, diminuição da audição e do olfato, dores de garganta, olheiras, olhos inchados, fadiga, irritabilidade, cefaleia, lentidão de raciocínio e problemas de memória.

Como tratar com remédios caseiros?

Existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar quem tem problemas com rinite alérgica:

Chá de eucalipto

Com propriedades antissépticas e desinfetantes, o eucalipto é um excelente descongestionante nasal, ajudando não apenas em casos de rinite, mas também em gripes e resfriados. No entanto, o chá é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças.

Chá de alcaçuz

Por ter propriedades anti-inflamatórias, o chá é indicado para o tratamento de alergias, pois possui ação semelhante a dos glicocorticoides. Além de combater e desinflamar, funciona como um excelente combatente à tosse, ajudando a expectorar. Você pode consumir, além da sua infusão, chupando a raiz. É contraindicado para hipertensos. Além disso, é importante que pacientes que já fazem tratamentos com medicamentos consultem um médico antes de consumir o alcaçuz.

Chá de urtiga

Com ação depurativa, a urtiga ajuda a bloquear os efeitos da histamina que é liberada em pessoas alérgicas quando em contato com a substância que causa alergia. Ajuda ainda na evacuação e na redução da produção de mucosidade, reduzindo ainda os ataques de tosse. É importante que, para a manipulação da erva, sejam usadas luvas.

Mel

O mel possui pólen e, com seu consumo, mantém a pessoa exposta a doses pequenas do alergênico, fazendo com que o organismo se acostume com sua presença. Pode ajudar a diminuir a reação alérgica decorrente de temporadas em que há muito pólen no ar.

Chá verde

O chá verde possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde e, em casos de rinite, ajuda devido à presença de um composto que inibe a produção da histamina, ajudando a aliviar as reações e sintomas da alergia.

Além disso, você pode evitar alguns alimentos que possuem histamina e que podem provocar crises alérgicas como peixe cru ou em conserva; mariscos; queijo curado, principalmente sua casca; carnes e peixes curados e defumados; embutidos; legumes como grão de bico, soja e derivados.

Veja mais!