Publicado por Lia Vieira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O pano branco é uma doença que pode ser mais popularmente conhecida como micose de praia, ou ainda pitiríase versicolor. A doença é uma infecção causada pela presença de fungos na pele (que são comumente encontrados na pele) que acabam provocando alterações na pigmentação sob determinadas circunstâncias.

Sintomas e manifestação da doença

A pitiríase versicolor traz como principal sintoma o aparecimento de manchas na pele que podem, inclusive, transmitir a micose de uma pessoa para outra. Essa normalmente se manifesta nos locais onde a pele é mais oleosa como os braços, o couro cabeludo, o tronco, o pescoço e o rosto.

Existem alguns fatores como o calor, a oleosidade, a umidade e a transpiração, que acabam favorecendo o aparecimento dessa doença. Em conjunto, os fatores fazem com que seja mais comum o seu aparecimento durante o verão. O tratamento para essa doença que afeta inclusive o emocional das pessoas pode ser feito com alguns remédios caseiros. Aprenda a preparar alguns deles.

Remédios caseiros para pano branco

Foto: Reprodução

Remédios caseiros para pano branco

Folhas de aipim

Você vai precisar de:

– 3 folhas secas de aipim
– 250 ml de água

Junte os dois ingredientes em uma panela e coloque para ferver deixando por 15 minutos. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar para, em seguida, coar. A água desta fervura deve ser usada para lavar as regiões afetadas pelo pano branco sempre após o banho.

Pepino

Corte um pepino médio e coloque de molho no álcool, deixando dormir por alguns dias. O álcool somado com as propriedades do pepino deve ser aplicado na pele nos locais afetados.

Melhoral e leite-de-colônia

Em ½ vidro de leite-de-colônia, coloque quatro comprimidos de melhoral adulto e deixe dissolver. Aplique nos locais afetados diariamente até o desaparecimento total das manchas. Esse medicamento é contraindicado para pessoas que têm alergia a qualquer um dos componentes usados.

Bicarbonato de sódio

Coloque em uma garrafa 1 litro de água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Agite bem para misturar completamente os dois ingredientes e aplique diariamente nos locais afetados pela doença.

Álcool e ácido bórico

Em meio frasco de álcool, coloque um pacote pequeno de ácido bórico e misture bem. Essa receita deve ser aplicada diariamente com um algodão nas áreas em que a doença se manifestou.

Pasta medicinal

Para preparar essa pasta, use 25g de enxofre, 1 tablete de cânfora, 1 colher de azeite de oliva e 2 tabletes de Holanda. Misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta que deve ser aplicada diariamente nos locais afetados.

Veja mais!